Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

SENAI São José do Rio Preto

Escola SENAI "Antonio Devisate"

Nossa participação na FRC - FIRST Robotics Competition - SENAI São José do Rio Preto

Alunos do SENAI-SP de São José do Rio Preto são destaque em uma das principais competições de robótica do mundo

Equipe disputou com mais de 600 alunos do Brasil na FIRST Robotics Competition
 
A equipe Hawks, do SENAI-SP de São José do Rio Preto, foi um dos destaques da primeira etapa regional da FIRST Robotics Competition (FRC), realizada em Brasília, de 12 a 15 de março de 2025. A equipe chegou à final da competição ao conquistar a medalha de prata e se consolidar entre as melhores do torneio.
O time enfrentou desafios técnicos e estratégicos ao longo do evento, demonstrando alto nível de inovação, trabalho em equipe e conhecimento em Robótica. O resultado reforça a qualidade do ensino do SENAI-SP nessa área.
“A equipe conseguiu evoluir muito desde a primeira participação em 2024. Esse desempenho se concentra no desenvolvimento de conhecimento técnico, consciência das regras e etapas da competição, evolução do trabalho em equipe e o fortalecimento do relacionamento com os times mais experientes. Acredito que estamos no caminho certo. Nosso próximo passo é ajustar o robô e definir estratégias para conquistar melhores resultados, porque pretendemos levar o nome do SENAI-SP ao reconhecimento mundial e voltar premiados de Houston”, destaca Ilieste Augusto Malta Filho, diretor do SENAI-SP.
Ao todo, 100 alunos de 10 equipes da instituição marcaram presença nessa competição, em 2025, junto com outros 600 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país que se reuniram em 59 equipes.
“A conquista da equipe do SENAI-SP de São José do Rio Preto nos faz acreditar que estamos trabalhando de forma assertiva e sinérgica no desenvolvimento e fortalecimento tecnológico da indústria, conforme a missão da instituição. A oportunidade de as unidades participarem de atividades como a FIRST reforçam essa visão”, esclarece Malta.
 
Temática
 
Nessa edição, o desafio é construir estruturas de corais usando bolas e bastões, que representam as algas e os recifes, respectivamente. A altura é um dos critérios de pontuação: quanto mais alto o robô levar esses materiais na estrutura do recife, maior a pontuação de caráter classificatório. Este robô terá autonomia para realizar esses movimentos na arena e, depois de um tempo de atividade, os alunos podem controlar os dispositivos.
A temática de ‘semear corais’ é alusiva à Década do Oceano (2021-2030), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e incentiva os jovens competidores a aprimorarem a tecnologia e a inovação para uma atitude humanitária - manter vivo e sustentável o ambiente dos oceanos, considerado o maior e mais complexo ecossistema do planeta.
 
Competição
 
Após a primeira etapa regional, em Brasília (DF), está chegando a segunda regional, que será realizada de 20 a 23 de março, em São Paulo (SP). Os finalistas participarão da seletiva mundial, de 16 a 19 de abril, sediada em Houston (EUA).
O objetivo do torneio é aprimorar as competências técnicas na área da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) e desenvolver as habilidades interpessoais de trabalho em equipe, liderança e originalidade.
“As engenharias são atividades complexas, muito exigentes e proporcionam ótimas oportunidades no mercado atual, especialmente na área de automação e robótica que estão em franco desenvolvimento. Os trabalhadores, estudantes e futuros profissionais desses segmentos têm condições de revolucionar o mercado e o mundo trazendo possibilidade de melhorias para a indústria e para a sociedade. Recomendo que os alunos mantenham o empenho, a dedicação e o foco nas ações deles, com a certeza de que todo esse esforço será recompensado brevemente”, aconselha o diretor do SENAI-SP.
 
FIRST Robotic Competition 
 
A FIRST Robotics Competition (FRC) é a mais complexa entre as competições de robótica da Fundação FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). Ao combinar esporte, ciência e tecnologia, a iniciativa desafia estudantes do Ensino Médio, de 14 a 18 anos, a construir e programar robôs de porte industrial, que chegam a 52 kg e 1,2 metro de altura, para realizar as tarefas na arena.
Saiba mais sobre a competição: https://youtu.be/YWbxcjlY9JY  
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.