SENAI Sertãozinho

Escola SENAI "Ettore Zanini"

Edital - SENAI Sertãozinho

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL
CURSO TÉCNICO NOTURNO COMUNIDADE
“ESCOLA SENAI ETTORE ZANINI” – SERTÃOZINHO
(CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL – PERÍODO NOTURNO – 20 VAGAS
CURSO TÉCNICO EM BIOCOMBUSTÍVEL – PERÍODO NOTURNO – 20 VAGAS)
1º SEMESTRE DE 2026

O processo seletivo especial do Curso Técnico Noturno – 1º semestre de 2026, para candidatos da
comunidade, será realizado por meio de aplicação de prova teórica digital de forma presencial.
1. INSCRIÇÕES
1.1 Período: das 14h do dia 24/11/2025 às 21h do dia 11/12/2025.
1.2 Local: no endereço eletrônico, https://sp.senai.br/unidade/sertaozinho ou presencialmente na
Escola SENAI “Ettore Zanini”, que oferece os cursos:
• Técnico em Açúcar e Álcool;
• Técnico em Biocombustíveis.
1.3 Poderão se inscrever:
1.3.1 candidatos da comunidade;
1.4 Requisitos:
1.4.1 candidatos que tenham, no mínimo, 18 anos na data de início do curso.
1.4.2 candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam matriculados em curso
que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.
OBSERVAÇÕES:
a) O curso que irá compor a oferta regida por este edital estará disponível no endereço e
na data indicados nos itens 1.1 e 1.2;
1.5 Instruções:
1.5.1 O candidato não poderá inscrever-se em um mesmo curso já realizado por ele anteriormente
no SENAI-SP.
1.5.2 preencher eletronicamente o requerimento de inscrição, devendo a opção corresponder ao
curso e turno pretendido;
1.5.3 concordar com as disposições do edital do processo seletivo e com os Termos e Condições
referentes às Leis nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet) e nº 13.709,
de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
1.5.4 clicar em “Avançar”, verificar os dados cadastrados e, se não houver nenhuma alteração,
clicar em “Confirmar”, caso contrário, a inscrição não ficará registrada no sistema.
1.5.5 imprimir o boleto bancário correspondente à taxa de inscrição no valor de R$ 40,00
(o prazo final para a emissão do boleto é até às 21h do dia 11/12/2025).
Observação:
• O candidato que não visualizar o boleto, logo após efetuar a etapa da confirmação
da inscrição, deverá acessar o endereço eletrônico,
https://sp.senai.br/unidade/sertaozinho , clicar em “Acompanhamento do
Processo Seletivo”, preencher os campos: CPF, senha e Tipo de Curso, digitar o
código de segurança, clicar em consultar e imprimi-lo.

• Caso o boleto não esteja disponível, o candidato deverá entrar em contato com a
secretaria da Escola SENAI “Ettore Zanini”.
1.6 O candidato que informar, no ato da inscrição, o nome social, que visa assegurar a identificação
e a inclusão de pessoas cujo nome civil não reflita adequadamente sua identidade de gênero,
deverá realizar o download do “Formulário Nome Social”, disponível na tela de inscrição, e, após
preencher e assinar, poderá anexá-lo, no endereço eletrônico,
https://sp.senai.br/unidade/sertaozinho , acessando o link “Acompanhamento do Processo
Seletivo”, de acordo com o Anexo I, ou entregá-lo na secretaria da Escola SENAI “Ettori
Zanini”, até o dia 11/12/2025.
OBSERVAÇÕES:
a) A solicitação do uso do nome social será analisada no prazo de 48 horas, após o requerimento
“Formulário Nome Social” ser anexado.
b) As solicitações do uso do nome social que não tenham como objetivo assegurar adequadamente
a identidade de gênero serão desconsideradas, mantendo-se o nome civil cadastrado na
inscrição.
1.7 O candidato que informar, no ato da inscrição, qualquer tipo de deficiência (física, auditiva, visual,
múltipla, intelectual, mental ou transtorno do espectro autista), transtornos funcionais específicos
(dislexia, disortografia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros) ou esteja acometido de
doença grave, deverá comparecer na secretaria da Escola SENAI “Ettore Zanini”, até o último dia
de inscrição, fazer uma autodeclaração que confirme sua condição e, caso necessite de
atendimento diferenciado, deverá apresentar laudo médico ou documento expedido por um
profissional da área de saúde que comprove sua condição. Nessa ocasião, deverá solicitar, por
escrito, o atendimento diferenciado, informando as ajudas técnicas necessárias, tais como prova
ampliada, prova em braile, intérprete de libras, ledor, professor mediador e tempo expandido. A
solicitação de prova em braile ou intérprete de libras dispensa a apresentação de laudo ou relatório,
mas é obrigatório o pedido por escrito.
OBSERVAÇÃO:
Solicitação de outro tipo de recurso não previsto neste edital será analisado e, se deferido, o
atendimento será realizado.
1.8 O candidato ou seu responsável que solicitou atendimento diferenciado na realização da prova
digital presencial, será informado sobre o deferimento, ou não, da solicitação para o provimento
de adaptações razoáveis, conforme o Decreto nº 6.949/09, até 5 (cinco) dias úteis antes do término
do período de realização da prova, não cabendo interposição de recurso
1.9 A autodeclaração e as solicitações de atendimento diferenciado que não forem entregues na
secretaria da Escola SENAI “Ettore Zanini” até o último dia de inscrição, bem como aquelas que
não estiverem acompanhadas de laudo médico ou relatório, exceções feitas às solicitações de prova
em braile e intérprete de libras, inviabilizam o atendimento diferenciado. Nestes casos, o candidato
será submetido às mesmas condições dos demais candidatos para a realização da prova, inclusive
no que diz respeito à faixa etária aplicada, não cabendo interposição de recurso.
1.10 Os candidatos com deficiência participarão do processo seletivo com recursos de acessibilidade e
ajuda técnica, sendo que essa condição não garante reserva de vagas nem critério diferenciado na apuração dos resultados. Conforme previsto na Lei Federal nº 13.146/2015, artigo 30, receberão
atendimento preferencial nas dependências da Escola SENAI “Ettore Zanini”.
1.11 O candidato que informou qualquer tipo de deficiência na inscrição e necessita de recursos de
acessibilidade e ajuda técnica, deverá acessar o endereço eletrônico,
https://sp.senai.br/unidade/sertaozinho , clicar no link “Acompanhamento do Processo
Seletivo”, preencher os campos: CPF, senha e Tipo de Curso, digitar o código de segurança, clicar
em consultar e se a situação da sua inscrição estiver CONFIRMADA, deverá entrar em contato
com a secretaria da “Escola SENAI Ettore Zanini”, para realizar a solicitação do agendamento
da data e horário da prova teórica digital de forma presencial, dentro do período estabelecido,
conforme item 2.1.
1.12 Devolução da taxa de inscrição:
1.12.1 A devolução da taxa de inscrição somente será efetuada em caso de desistência de
participação no processo seletivo, mediante requerimento emitido pelo candidato ao
Diretor da Escola, até dois dias após o término das inscrições, contendo, os seguintes
dados:
• nome do candidato;
• número de inscrição;
• processo seletivo;
• curso;
• justificativa para a solicitação da devolução da taxa de inscrição.
1.12.2 O candidato deverá anexar ao requerimento de solicitação de devolução da taxa o
comprovante original de pagamento bancário.
1.12.3 No caso de o pedido ser deferido pelo Diretor da escola, a devolução do valor será de
R$ 30,00, sendo retido o valor de R$ 10,00 a título de despesas administrativas.
1.12.4 Não haverá devolução da taxa de inscrição nos casos de não comparecimento no dia da
prova.
1.12.5 A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as
normas previstas neste Edital. O não cumprimento dos procedimentos de inscrição
estabelecidos implicará o seu cancelamento com consequente impedimento de
participação do candidato no processo seletivo.
2. PROVA TEÓRICA DIGITAL PRESENCIAL
2.1. A prova teórica digital presencial poderá ser realizada no período de 10/12/2025 a 19/12/2025.
2.2. A prova de seleção será composta por 60 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do
Ensino Médio, distribuídas em três blocos: 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de
Ciências (Física, Química e Biologia), de acordo com o Programa da Prova.
2.3. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico, https://sp.senai.br/unidade/sertaozinho,
clicar no link “Acompanhamento do Processo Seletivo”, preencher os campos: CPF, senha e
Tipo de Curso, digitar o código de segurança, clicar em consultar e se a situação da inscrição
estiver CONFIRMADA, clicar no campo “Solicitar Agendamento” e selecionar a data e o turno
de sua preferência, entre as opções disponíveis da Escola SENAI “Ettore Zanini”.

2.4. Os turnos serão distribuídos entre manhã, tarde e noite, considerando:
• Manhã – Início às 8h / Término às 11h;
• Tarde – Início às 13h / Término às 16h;
• Noite - Início às 19h / Término às 22h.
2.5. O agendamento da prova teórica digital de forma presencial deverá ser efetuado até 2 dias antes
das datas disponibilizadas pela Escola SENAI “Ettore Zanini”.
EXEMPLO:
Data escolhida para a realização da prova, dia 05/12/2025.
O agendamento deverá ser realizado até o dia 03/12/2025.
2.6. O candidato que informou qualquer tipo de deficiência na inscrição e necessita de recursos de
acessibilidade e ajuda técnica, deverá entrar em contato com Escola SENAI “Ettore Zanini”,
para realizar o agendamento da data e horário da prova.
2.7. A Guia de Inscrição, para apresentação no dia da realização da prova teórica digital presencial,
será liberada a partir de 1 dia antes da data da prova agendada no endereço eletrônico,
https://sp.senai.br/unidade/sertaozinho, clicar no link “Acompanhamento do Processo
Seletivo”, preencher os campos: CPF, senha e Tipo de Curso, digitar o código de segurança, clicar
em consultar e imprimir a Guia de Inscrição, que conterá, entre outras informações, a data, o
horário e o local de realização da prova.
2.8. É de exclusiva responsabilidade do candidato o agendamento da prova teórica digital presencial.
3 REALIZAÇÃO DA PROVA TEÓRICA DIGITAL
3.1. Será realizada na Escola SENAI “Ettore Zanini”, no dia e horário agendados.
3.2. Não será permitido o acesso do candidato para a realização da prova teórica digital após o
horário marcado para o seu início. Recomendamos aos candidatos que cheguem com
antecedência mínima de 30 minutos.
3.3. Para realizar a prova, o candidato deverá apresentar:
• Guia de Inscrição;
• documento de identidade original, que contenha fotografia atualizada do candidato, expedido
pelas Secretarias de Segurança Pública (RG/CIN), pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar,
por Ordens ou Conselhos Profissionais (ex. CREA), para estrangeiros (RNE/CRNM), Carteira
Nacional de Habilitação (modelo novo), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou
Passaporte Brasileiro.
3.4. O tempo de duração para realização da prova é de 3 (três) horas sendo, 15 min para a chamada
e orientação aos candidatos e 2h45min para resolução das questões.
3.5. Durante a permanência no local da prova, não será permitido ao candidato manter em seu poder,
qualquer tipo de equipamento eletrônico de telecomunicação (transmissão ou recepção), bem como
smartwatch, tablet, calculadora, livros ou impressos.
3.6. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do local de realização da prova teórica digital
após efetivar o encerramento dela.
3.7. Durante a realização da prova haverá um monitoramento por meio de imagens. As imagens
serão tratadas de acordo com as leis de privacidade e segurança de dados aplicáveis. O
SENAI-SP se compromete a proteger a privacidade do candidato e utilizar os dados coletados apenas para fins de suspeita de violação das regras do processo seletivo.
3.8. O candidato deverá seguir atentamente todas as orientações, pois o não cumprimento das mesmas
poderá causar-lhe prejuízos, inclusive o cancelamento da prova.
4. RESULTADO
4.1. A prova será corrigida de acordo com o gabarito oficial elaborado pela banca examinadora.
4.2. Não haverá, em hipótese alguma, vista de prova.
4.3. Recursos referentes às questões da prova teórica digital realizada deverão ser protocolados na
secretaria da Escola SENAI “Antônio Adolpho Lobbe”, até às 9h do dia 22/12/2025, observandose as seguintes especificações:
• nome do candidato;
• número de inscrição;
• processo seletivo;
• questionamento;
• embasamento;
• data e assinatura.
4.4. Cada disciplina terá sua própria nota, até o máximo de 100. A nota final corresponderá à média
aritmética do somatório dos pontos obtidos nos três blocos.
4.5. Na classificação dos candidatos, em caso de empate na média, será obedecida a seguinte
sequência de critérios para desempate:
• maior nota em Matemática;
• maior nota em Língua Portuguesa;
• maior idade, de acordo com a data de nascimento;
• ordem decrescente do último dígito do CPF (sequencialmente 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0);
• menor número de inscrição.
4.6. Será eliminado do processo seletivo o candidato que:
• faltar à prova;
• comparecer em local e horário diferentes daqueles estabelecidos para realização da prova
indicados na Guia de Inscrição;
• tentar manter comunicação com outros candidatos ou outras pessoas durante a realização da
prova;
• apresentar atitude indevida em relação aos aplicadores e coordenadores do processo seletivo;
• não atingir a média mínima necessária para a continuidade no processo seletivo, de acordo
com a média geral do grupo.
4.7. Serão divulgadas, a partir das 14h do dia 09/01/2026, a lista por curso e turno dos candidatos
classificados (em ordem alfabética), na Escola SENAI “Ettore Zanini” e no endereço eletrônico,
https://sp.senai.br/unidade/sertaozinho
4.8. A chamada para a matrícula dos candidatos classificados será feita até o limite de vagas existentes
no curso.
5. MATRÍCULAS

5.1. Os candidatos classificados no processo seletivo especial deverão efetuar suas matrículas no
período de 12/01/2026 a 16/01/2026.
5.2. São condições necessárias para a matrícula:
5.2.1. ser classificado no processo seletivo especial;
5.2.2. apresentar histórico escolar referente à conclusão do Ensino Médio;
5.2.3. comprovar, até a data de início das aulas, o requisito de idade exigido no item 1.4.1;
5.2.4. não estar matriculado ou ter concluído curso com o mesmo título no SENAI-SP;
5.2.5. não é permitida a realização de matrícula em dois ou mais cursos do SENAI-SP no mesmo
horário ou turno.
5.2.6. estar adimplente com o SESI-SP e SENAI-SP;
5.3. Durante o período de matrícula, o candidato classificado receberá no e-mail cadastrado no ato da
inscrição, as orientações de acesso à Secretaria Digital, endereço eletrônico,
https://secretariadigital.sp.senai.br/, no qual deverá anexar a seguinte documentação:
• documento comprobatório da escolaridade exigida, conforme subitem 5.2.2, emitido pela
instituição de ensino;
• cédula de identidade (RG/CIN ou CRNM);
• CPF;
• candidatos que informaram, no ato da inscrição, qualquer tipo de deficiência de acordo com o
Art. 2º da Lei nº 13.146/2015, transtornos funcionais específicos (dislexia, disortografia,
transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros) ou esteja acometido de doença grave, e
que desejem solicitar ajuda técnica específica para acompanhamento das aulas, deverão
solicitá-la por escrito, preferencialmente acompanhada por documento que comprove sua
condição.
OBSERVAÇÕES:
a) Poderão ser enviados até 1 (um) arquivo de 2Mb de cada documento;
b) Serão aceitos arquivos com as extensões jpeg/png/pdf;
c) Verificar no site da Secretaria Digital, no endereço eletrônico,
https://secretariadigital.sp.senai.br/, de acordo com o item 5.3, se os documentos foram
anexados e se estão com visualização nítida;
d) Caso o candidato classificado não receba o e-mail citado no item 5.3, até o 2º dia de
matrícula, deverá entrar em contato com a secretaria da escola na qual se inscreveu.
5.4. Para os candidatos que realizaram estudos em outro país:
• parecer de equivalência de estudos realizados no Exterior, emitido pela Secretaria da Educação
ou Conselho Estadual de Educação;
• Histórico Escolar.
5.5. A matrícula será cancelada e em seu lugar será chamado outro candidato, caso não anexe os
documentos solicitados nesse edital no item 5.3.
5.6. Será considerado desistente, o candidato que não anexar na Secretaria Digital, endereço
eletrônico, https://secretariadigital.sp.senai.br/, os documentos solicitados no item 5.3 e validar
a matrícula no período estabelecido neste edital.

5.7. Para obter informações complementares sobre os procedimentos de matrícula, o candidato
classificado no processo seletivo, ou seu representante, deverá entrar em contato com a secretaria
da escola na qual se inscreveu.
5.8. O SENAI-SP verificará a autenticidade do Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio junto à
escola emitente.
6. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. É de exclusiva responsabilidade do candidato:
6.1.1. obter as informações necessárias para a participação em todas as etapas do processo
seletivo, atentando para o local, a data e o horário da prova e da divulgação de
resultados e de todos os eventos relativos à matrícula.
6.1.2. verificar no endereço eletrônico, https://secretariadigital.sp.senai.br/, de acordo com as
observações do item 5.3, se os arquivos dos documentos para a validação da matrícula
foram anexados e estão com visualização nítida.
6.2. O SENAI-SP reserva-se o direito de cancelar ou adiar, provisória ou indefinidamente, a oferta
futura de um curso:
6.2.1. na hipótese extrema da Unidade ofertante ser atingida por um desastre, nos termos
descritos na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, como “o resultado de eventos
adversos, naturais ou antrópicos, sobre um cenário vulnerável, causando grave
perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade, envolvendo extensivas
perdas e danos humanos, materiais, econômicos ou ambientais, que excedem sua
capacidade de lidar com o problema usando meios próprios”;
6.2.2. caso a quantidade de alunos a serem matriculados não atinja o número mínimo previsto
para instalação e funcionamento de uma turma.
6.3. O SENAI-SP reserva-se o direito, em casos excepcionais, de alterar, provisória ou
indefinidamente, o local de oferta de um curso dentro da região geográfica do Município. A
divulgação das eventuais mudanças será feita com a necessária antecedência na “Escola SENAI
Ettore Zanini”.
6.4. Motivado por força legal e/ou alinhado às demandas do mercado, o SENAI-SP reserva-se o direito
de alterar e/ou atualizar o conteúdo de um curso e sua respectiva matriz curricular.
6.5. O resultado da prova de seleção só terá validade para classificação de candidatos para o
preenchimento de vagas nos cursos com início no 1º semestre de 2026.
6.6. A Comissão Coordenadora dos Processos Seletivos do SENAI-SP reserva-se o direito de alterar
qualquer informação contida neste edital, desde que razões imperiosas o exijam. A divulgação das
eventuais mudanças será feita com a necessária antecedência na Escola SENAI “Ettore Zanini”
e no endereço eletrônico, https://sp.senai.br/unidade/sertaozinho
6.7. Casos omissos e situações não previstas neste edital serão resolvidos pela Comissão
Coordenadora dos Processos Seletivos do SENAI-SP.