A beleza e a saúde estão nas CORES! - SENAI Birigui
04/10/2024 - atualizado às 13:36 em 17/10/2024
Se você busca manter uma ALIMENTAÇÃO mais SÁUDÁVEL, muito provavelmente já deve ter ouvido falar da importância das CORES no dia a dia de suas refeições.
Uma alimentação COLORIDA, permite que nossas refeições sejam mais EQUILIBRADAS e SAUDAVEIS, pois diversifica os nutrientes que consumimos, trazendo vários benefícios para a saúde do organismo e para a beleza da pele.
As CORES dos alimentos, não são somente devido a beleza da nossa natureza, cada COR, indica a presença de diferentes substâncias, como: vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.
Por exemplo, os alimentos VERDES são ricos em fibras, os AMARELOS e LARANJAS fontes de vitamina C, e os ROXOS contêm antocianinas, que ajudam a impedir o envelhecimento das células. Vejamos abaixo um pouco mais sobre cada cor:
Amarelo/Marrom: Os alimentos de coloração em tons pasteis, amarelados e marrom (nozes, feijão, grão de bico, cereais integrais, soja) são fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B e de minerais como o magnésio e o selênio.
Branco: Alimentos brancos são tradicionalmente ricos em energia (no caso de cereais refinados como o arroz, pão e macarrão) ou em proteínas e cálcio (no caso do leite e seus derivados).
Laranja: Alimentos alaranjados (como o mamão, a laranja, a cenoura, caju) são fontes ricas em vitamina A, betacaroteno e vitamina C.
Verde: Os alimentos de coloração verde (brócolis, couve, alface, espinafre) são, além de excelente fonte de fibras alimentares, uma boa opção para ingerir vitamina K. Os verde escuros, especificamente, são ricos em nutrientes como o ferro, o cálcio e o ácido fólico.
Vermelho: Os alimentos vermelhos (tomate, morango, goiaba) são fontes riquíssimas de licopeno, antioxidantes naturais e vitamina C
Roxo: Os alimentos roxos (açaí, uva, berinjela, jabuticaba, amora) são excelentes fontes de resveratrol e antocianina, antioxidantes naturais importantes para a nossa saúde.
Viu, montar um prato colorido é simples e pode ser divertido, além é claro de ser uma maneira de garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva (especialmente para as crianças). Um prato colorido também é mais atrativo aos olhos e pode fazer com que a comida pareça mais suculenta.
Viva as CORES dos ALIMENTOS.
Fontes:
- Site Pão de Açucar
- Site BBC Brasil
- Gemini – IA Google