Theobaldo De Nigris

Biografia de Theobaldo De Nigris

Patrono da Escola SENAI Theobaldo De Nigris (SENAI Gráfica), localizada na Mooca, na capital paulista

 

05/12/1906 – 08/06/1990

  • Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (1956 a 1966).
  • Fundador e primeiro presidente (1965 a 1971) da Associação Brasileira de Indústrias Gráficas; contribuiu para a criação e foi presidente da Confederação Latino-Americana de Indústrias Gráficas e Afins (1971 a 1973).
  • Em 8 de novembro de 1971, participou da inauguração do Colégio Industrial de Artes Gráficas, fruto do convênio entre o Ministério da Educação, a Abigraf e o SENAI.
  • Em 1974, o CIAG passou a chamar-se Escola SENAI Theobaldo De Nigris, em sua homenagem.
  • Em março de 1972, integrou a comissão diretora da III Conferência Nacional das Classes Produtoras (III Conclap), realizada no Rio de Janeiro. Nesse período, o Sr. Theobaldo exerceu os cargos de diretor do Departamento de Expansão Social; secretário da Federação das Indústrias e do Centro Industrial do Estado de São Paulo (FIESP-CIESP); e presidente da FIESP (1967-1980), por quatro mandatos consecutivos.


Ramo de atuação: Indústria Gráfica

Theobaldo De Nigris nasceu em 15 de dezembro de 1906, na cidade de São Paulo. Era filho de José De Nigris e de Conciglia Cervelli De Nigris, ambos de origem italiana. Foi casado com Rosa Nunes De Nigris e membro do Rotary Club de São Paulo-Leste, instituição pela qual desenvolveu várias atividades rotárias.

Aos 11 anos, começou a trabalhar como aprendiz de artes gráficas na gráfica São Paulo Editora Ltda, prosseguindo seus estudos à noite, em estabelecimento público. Sua carreira profissional se desenvolveu por algum tempo nessa mesma empresa, na qual exerceu as funções de tipógrafo, passando depois à gerente e, finalmente, sócio da gráfica.

O Sr. Theobaldo De Nigris foi caracterizado pelo Jornal do Brasil como “uma espécie de político populista dentro do setor industrial”, cuja base de sustentação era formada pelas pequenas empresas e setores menos expressivos do ponto de vista econômico.

Faleceu em São Paulo, aos 83 anos, no dia 8 de junho de 1990.