Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Theobaldo De Nigris

Biografia de Theobaldo De Nigris

Patrono da Escola SENAI Theobaldo De Nigris (SENAI Gráfica), localizada na Mooca, na capital paulista

 

05/12/1906 – 08/06/1990

  • Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (1956 a 1966).
  • Fundador e primeiro presidente (1965 a 1971) da Associação Brasileira de Indústrias Gráficas; contribuiu para a criação e foi presidente da Confederação Latino-Americana de Indústrias Gráficas e Afins (1971 a 1973).
  • Em 8 de novembro de 1971, participou da inauguração do Colégio Industrial de Artes Gráficas, fruto do convênio entre o Ministério da Educação, a Abigraf e o SENAI.
  • Em 1974, o CIAG passou a chamar-se Escola SENAI Theobaldo De Nigris, em sua homenagem.
  • Em março de 1972, integrou a comissão diretora da III Conferência Nacional das Classes Produtoras (III Conclap), realizada no Rio de Janeiro. Nesse período, o Sr. Theobaldo exerceu os cargos de diretor do Departamento de Expansão Social; secretário da Federação das Indústrias e do Centro Industrial do Estado de São Paulo (FIESP-CIESP); e presidente da FIESP (1967-1980), por quatro mandatos consecutivos.


Ramo de atuação: Indústria Gráfica

Theobaldo De Nigris nasceu em 15 de dezembro de 1906, na cidade de São Paulo. Era filho de José De Nigris e de Conciglia Cervelli De Nigris, ambos de origem italiana. Foi casado com Rosa Nunes De Nigris e membro do Rotary Club de São Paulo-Leste, instituição pela qual desenvolveu várias atividades rotárias.

Aos 11 anos, começou a trabalhar como aprendiz de artes gráficas na gráfica São Paulo Editora Ltda, prosseguindo seus estudos à noite, em estabelecimento público. Sua carreira profissional se desenvolveu por algum tempo nessa mesma empresa, na qual exerceu as funções de tipógrafo, passando depois à gerente e, finalmente, sócio da gráfica.

O Sr. Theobaldo De Nigris foi caracterizado pelo Jornal do Brasil como “uma espécie de político populista dentro do setor industrial”, cuja base de sustentação era formada pelas pequenas empresas e setores menos expressivos do ponto de vista econômico.

Faleceu em São Paulo, aos 83 anos, no dia 8 de junho de 1990.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.