Roberto Simonsen
Biografia de Roberto Cochrane Simonsen
18/02/1889 - 25/05/1948
- Iniciativa da criação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo - abraçada com entusiasmo, com o propósito da educação de homens capazes de encontrar soluções, dentro dos moldes científicos, mais adequadas aos problemas brasileiros.
- Um dos fundadores do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, que deu origem à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
- Foi também um dos maiores ideólogos da necessidade de qualificação profissional dos trabalhadores.
- Participou ativamente da criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI), em 1946.
- Eleito deputado da Assembleia Constituinte de 1934 e, em 1947, eleito senador.
- Em 1947, se tornou o primeiro economista a conquistar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).
Ramo de atuação: Administração, Educação, Política e Industrial (na área de Construção)
Em 1909, formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de São Paulo.
Em 1912, assumiu a chefia da Diretoria Geral da Prefeitura de Santos, logo depois, fundou a Companhia Construtora de Santos, empresa que realizou obras de grande porte na cidade, inclusive no setor de planejamento urbano.
Em 1916, fundou e passou a presidir o Centro dos Construtores e Industriais de Santos, com o objetivo de oferecer assistência aos trabalhadores.
Funda, com outros intelectuais, a Escola de Sociologia e Políticas de São Paulo, em 1933, onde leciona História Econômica do Brasil.
Sua principal obra é a “História Econômica do Brasil” que, hoje. É um livro clássico sobre a área econômica. Foi membro de inúmeras instituições, nacionais e estrangeiras, entre as quais os institutos históricos e geográficos de São Paulo, Santos e Rio de Janeiro; a Academia Paulista de Letras; Academia Brasileira de Letras; Academia Portuguesa da História; Clube de Engenharia do Rio de Janeiro; Instituto de Engenharia de São Paulo; National Geographic Society, de Washington; e Royal Geographic Society, de Londres.
Ao falecer, Roberto Simonsen era, além de senador, presidente da Companhia Construtora de São Paulo; presidente da Cerâmica São Caetano S. A.; presidente da Companhia Paulista de Mineração; presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; vice-presidente da Confederação Nacional de Indústrias; e vice-presidente do Conselho Superior da Escola Livre de Sociologia e Política, da Universidade de São Paulo.
“Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior”, Roberto Simonsen.