Roberto Mange
Biografia de Roberto Auguste Edmond Mange
30/12/1885 - 31/05/1955
- Participou da montagem e estruturação do Serviço de Ensino e Seleção Profissional da Estrada de Ferro Sorocabana, do qual foi diretor até 1934.
- Um dos criadores do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT), em 1931, que visava à difusão da administração científica da produção e do trabalho.
- Em 1934, participou da elaboração do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (CFESP), do qual foi também diretor, em São Paulo, tendo a oportunidade de implantar a Instrução Racional, cujo principal elemento era a Psicotécnica.
- Atuou ativamente na definição das bases legais, do formato institucional e das formas de financiamento do SENAI, fundado em 1942, considerado a grande realização de sua vida. Neste mesmo ano foi designado como o primeiro Diretor Regional do SENAI.
Ramo de atuação: Engenharia Mecânica e educação.
Formado em Técnico-Mecânico e Desenho – Zurique, 1906; e como Engenheiro de Máquinas - Escola Politécnica de Zurique, 1910.
Em 1913, chegou ao Brasil, a convite do engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, diretor da Escola Politécnica de São Paulo, para lecionar Engenharia Mecânica Aplicada às Máquinas.
Até 1928, foi superintendente do Curso de Mecânica Prática no anexo ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, ocasião em que introduziu no Brasil as conhecidas séries metódicas de ofícios.
Em 1937, Mange foi nomeado supervisor do Gabinete de Psicotécnica, anexo à Escola Técnica Getúlio Vargas.
Foi condecorado com o título de Cavaleiro da Legião de Honra da França, Diretor de Honra do IDORT, Professor Emérito da Politécnica de São Paulo e Mérito, no Grau de Pioneiro, por serviços prestados à prevenção de acidentes do trabalho, pelo Ministério do Trabalho, lndústria e Comércio.
“Antes do profissional, o cidadão", Roberto Mange.