Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Nadir Dias de Figueiredo

Biografia de Nadir Dias de Figueiredo

Patrono da Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo, localizada na cidade de Osasco

 

02/12/1891 - 11/04/1983

  • Teve atuação destacada na elaboração de inúmeras leis e regulamentos, como: imposto de renda, imposto sobre produtos industrializados (IPI) e leis das duplicatas, atuando junto aos Ministérios e ao Poder Legislativo.
  • Foi um dos idealizadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), junto a Roberto Simonsen. E ainda foi um dos responsáveis por projetar a estrutura do complexo FIESP/CIESP/SESI/SENAI.
  • Em 1957, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) outorgou-lhe o título de “Líder n°1 da Indústria Brasileira”, recebendo - aos 90 anos de idade - uma homenagem especial como Presidente Emérito da maior organização industrial do país, bem como da rede integrada de atividades de educação, cultura, qualidade de vida e segurança do trabalho industriário.

Ramo de atuação: Indústria de vidros e louças para o uso doméstico.

Nadir Dias de Figueiredo nasceu em Minas Gerais em 1891 e, em 1913 iniciou seu investimento na produção de artigos dedicados à iluminação e em aparelhos elétricos, junto com o irmão, Morvan Dias de Figueiredo.

Em 1935, Nadir foca na produção de vidro, com a aquisição da primeira fábrica manual no bairro do Belém, na capital paulista. O ano de 1947 marca a criação do icônico design do copo americano.

Nadir Dias de Figueiredo possui vários títulos e condecorações na área da indústria, como “Líder n°1 da Indústria Brasileira”; Ordem do Mérito Industrial; Empresário Nacional; e muitos outros. Por conta de sua atuação pioneira no setor, como um dos idealizadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), junto a Roberto Simonsen. Foi ainda um dos responsáveis por projetar a estrutura do complexo FIESP/CIESP/SESI/SENAI e se manteve como um dos principais líderes da indústria do Brasil até à sua morte.

Sempre em defesa dos interesses da indústria, e na solução dos problemas de natureza social, teve participação nos estudos que originavam a criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Dedicou-se também às associações de classe, tendo ocupado vários postos, como o de Presidente do Sindicato da Indústria de Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação no Estado de São Paulo.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.