Luiz Simon

Biografia de Luiz Simon

Patrono da Escola SENAI Luiz Simon, localizada na cidade de Jacareí

 

30/08/1850 - 01/06/1921

  • Em 1868, com 19 anos, Luiz Simon dirigia os negócios da família.
  • A fábrica, Luiz Simon & Irmão, a primeira fundada no Brasil para a fabricação de meias, funcionou de 1879 até 1885.
  • Por volta de 1896, Jacareí foi assolada por um surto de varíola e Luiz Simon oferece-se para o penoso trabalho de remoção de doentes, pois já havia tido a varíola quando residiu no Rio de Janeiro.
  • Paralelamente às suas atividades profissionais, Luiz Simon envolveu-se nas causas antiescravagistas ao lado de seu cunhado Antônio Gomes de Azevedo Sampaio, criador do Clube Abolicionista em Jacareí.
  • Adepto, também, das causas republicanas, deu o nome de Benjamim ao filho nascido a 15 de novembro, homenagem a Benjamin Constant, um dos fundadores da República brasileira.

Ramo de atuação: negociante e industrial na área têxtil e comércio de joias.

Luiz Simon, brasileiro, natural de Jacareí/SP, era filho de franceses, foi educado na França na área comercial e falava diversos idiomas

Iniciou sua carreira profissional cuidando dos negócios da família, em Jacareí, no ano de 1845: um bazar e um hotel, na rua que hoje leva o nome de Luiz Simon. Por volta de 1876, mudou de ramo criando com seu irmão Leon uma pequena tecelagem e comércio de joias e posteriormente fundando a primeira fábrica de meias do Brasil.

Em período de dificuldade, após a empresa ser vendida, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi até carroceiro para manter a família. Aos poucos e a custa de muito trabalho, melhorou de sorte, voltando a vender joias obtidas em consignação e por volta de 1891 retornou para Jacareí.

Com sacrifício, conseguiu educar os filhos. Três deles, formados farmacêuticos, incentivaram a família a retornar para a então Capital Federal, onde compraram duas farmácias, no Catete e no Caju.