Jairo Cândido
Biografia de Jairo Cândido
27/10/1942 - 18/07/2017
- Teve atuação destacada na elaboração de inúmeras leis e regulamentos, como: imposto de renda, imposto sobre produtos industrializados (IPI) e leis das duplicatas, atuando junto aos Ministérios e ao Poder Legislativo.
- Como Diretor titular do COMDEFESA da FIESP, Cândido foi um dos principais articuladores para que o governo escolhesse o avião-caça Gripen, da Saab, para substituir a frota das 36 aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), conduzindo assim o processo de inserção da “Indústria de Defesa” na “Agenda do Estado”.
- Em dezembro de 2008, o governo criou a Estratégia Nacional de Defesa, importante documento para modernização das Forças Armadas e reestruturação da indústria de Defesa, conduzido sob a responsabilidade do Estado e não mais de governo. O Brasil estabelecia assim um novo modelo para a Defesa Nacional.
- O COMDEFESA participou ativamente da reestruturação da indústria de Defesa. Como fórum de alto nível, suas sugestões ao governo, alinhadas com as ações das demais entidades do setor, contribuíram para o novo modelo de Defesa.
- Em 2014, nos dez anos do COMDEFESA, as conquistas na indústria de Defesa eram muitas, entre as quais arcabouço legal, benefícios fiscais e atuação nos programas das Forças Armadas.
Ramo de atuação: Setor de Defesa e Segurança.
Nascido em 27 de outubro de 1942, em Santo Anastácio, Jairo Cândido fez história bem longe de sua cidade natal.
No auge da industrialização do ABC Paulista, desenvolvida essencialmente pela contribuição do setor automobilístico, o empresário fundou uma empresa do ramo da defesa e segurança, o Grupo INBRAFILTRO em 1979, em Mauá – forte nome no ramo de blindagens e fornecedor das Forças Armadas e da Embraer.
Um dos pioneiros do segmento no Grande ABC, e personalidade fortemente atuante para ampliar o desenvolvimento da Defesa no Brasil, foi um líder por excelência, atuante na reorganização e modernização do setor.
Ético, ele jamais promoveu suas próprias empresas nas reuniões do COMDEFESA (Comitê de Defesa), mas, fazia questão de abrir espaço nessas ocasiões para difundir a importância das empresas do segmento.
Cordial e atencioso, junto com Paulo Skaf, ele recepcionava as autoridades civis e militares que participavam dos eventos do COMDEFESA na FIESP.
Teve uma vida profissional destacada. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade Valeparaibana de Ensino, de São José dos Campos, e em Administração de Empresas Públicas e Privadas pelo Instituto Superior Senador Fláquer, de Santo André, cursou também Direito Administrativo na PUC/SP e Gerência de CPD na PUC/RJ.
Em 1979, sua primeira esposa Edi Candido, economista, fundou uma pequena tecelagem em São Bernardo do Campo (SP) - a INBRAFILTRO Indústria e Comércio. Em 1986, Jairo Candido e seu primo Lourival Candido passaram a constar do contrato social da INBRAFILTRO.
Investindo em pesquisa e inovação, em poucos anos, de fabricante de tecidos técnicos e industriais, a INBRAFILTRO tornou-se um sólido grupo empresarial, com instalações próprias no município de Mauá (SP), onde funcionam as linhas de produção e os laboratórios de química, de ótica, de balística e de materiais da empresa. Com novas tecnologias, o grupo tem produzido uma variedade de produtos estratégicos exclusivos, civis e militares. No campo da Defesa, a INBRAFILTRO iniciou-se fabricando anteparos balísticos flexíveis, coletes e capacetes de projeto militar. Ao diversificar sua linha de produtos militares passou a projetar e a desenvolver veículos blindados para emprego policial e militar, portas blindadas para aeronaves, blindagem de automóveis e vidros balísticos, sem esquecer sua vocação original. Suas subsidiárias empregam centenas de funcionários, trabalhando em três turnos.
Foi também sócio-titular da “Jairo Candido e Advogados Associados”; secretário de Planejamento da Prefeitura de Guarulhos; asessor do Governador André Franco Montoro; secretário de Finanças da Prefeitura de Mauá; e Diretor do Departamento de Dados da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Modesto, com empenho, sabedoria e competência, Cândido soube defender os interesses da indústria. Em suas reuniões mensais na sede da FIESP, o COMDEFESA analisou e discutiu temas da maior relevância estratégica para o país. Suas sugestões agregaram valor e se ajustaram aos ideais do Estado de fortalecimento da soberania nacional.