Humberto Reis Costa

Biografia de Humberto Reis Costa

Patrono da Escola SENAI Humberto Reis Costa, localizada na Vila Alpina, na capital paulista

 

02/02/1902 – 19/07/1982

  • Presidente do Sindicato da Indústria, Fiação e Tecelagem de São Paulo.
  • Presidente emérito da FIESP e CIESP.
  • Conselheiro do SESI por mais de 20 anos.

Ramo de atuação: Indústria Têxtil

Fez parte dos jovens industriais que emergiam na FIESP no final dos anos 40: Humberto Reis Costa, Manoel da Costa Santos, Manoel Garcia Filho, Eduardo Garcia Rossi e Mário Toledo de Moraes, entre outros.

Foi personagem ativo no meio econômico, político e social.

Participou de grupo de importantes empresários da área industrial do Estado de São Paulo, atuando ativamente no desenvolvimento da indústria em geral e, principalmente, do ramo têxtil. Ele esteve à frente de decisões políticas e trabalhistas.

Atuou em várias organizações: Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Presidente do Sindicato de Energia Elétrica, membro do Conselho Consultivo do Departamento de Produção Industrial, Secretário de Estado do Trabalho, Diretor da Legião Brasileira de Assistência, Conselheiro do SESI, Presidente da Aliança Brasileira para o Progresso, entre outras atuações em empresas do setor privado e público.

Entre 1944 e 1951, foi Presidente da SindiTêxtil (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo). E em 1950, foi Presidente Emérito da FIESP/CIESP.

Em 1974, foi designado Patrono da Escola Industrial de Vila Alpina, que passou a se chamar Escola SENAI “Humberto Reis Costa”.

"O melhor mercado para o Brasil é o próprio Brasil”, Humberto Reis Costa.