Félix Guisard

Biografia de Félix Guisard

Patrono da Escola SENAI Félix Guisard, localizada na cidade de Taubaté

 

22/01/1862 - 29/03/1942

  • Em 1919, instalou a jornada de trabalho de oito horas diárias, antecipando em 18 anos a legislação trabalhista brasileira.
  • Em 1922, iniciou a construção da Usina Hidrelétrica Félix Guisard, no município de Redenção da Serra, que fornecia energia para sua fábrica e cidades vizinhas. A usina foi inaugurada em 1927.
  • Em 1927, criou a Sociedade para o Ensino Industrial de Taubaté, com cursos voltados à qualificação de seus funcionários, sendo essa escola incorporada à rede SENAI-SP, em 1943.

Ramo de atuação: Indústria Têxtil.

Iniciou seus estudos no Seminário da Caraça, em Diamantina, destacando-se nos estudos das Ciências. Com a morte do pai, abandona os estudos e dá início a sua carreira profissional.

Aos 17 anos, começou a trabalhar na Fábrica de Tecidos de Santos, Peixoto e Cia., na qual chegou ao cargo de gerente. Em 1891, recebe a proposta de fundar uma indústria de tecidos em Taubaté. Guisard aceita o novo encargo e, em 4 de maio de 1891, no salão do Banco Popular de Taubaté, integra a primeira diretoria da Cia. Taubaté Industrial - CTI, na qualidade de Diretor Comercial.

“Façam do seu trabalho o seu divertimento”, Félix Guisard.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.