
Euclides Facchini
Biografia de Euclides Facchini
13/02/1923 – 11/04/2020
- Chefe na seção de carpintaria da EFA – Estrada de Ferro Araraquara;
- Diretor e proprietário da fábrica de carrocerias Facchini.
Resumo de atuação: Indústria de carrocerias
Euclides Facchini chegou em Votuporanga, nos anos 40, aos 20 anos, pela esperança e fé no futuro de uma nova cidade. Atraído por um convite de emprego na Olaria do Menezes, Euclides trabalhou lá por um ano e meio, até encontrar oportunidade melhor na cidade, onde o comércio e o desenvolvimento davam os primeiros passos.
A EFA – Estrada de Ferro Araraquara - o admitiu como servente, cargo que permaneceu apenas uma semana. Seu perfil de liderança o levou ao cargo de chefe na seção de carpintaria da ferrovia, que desbravava o Oeste. Após quatro anos na EFA, saiu para abrir seu próprio negócio: uma oficina de carpintaria.
Fundada em 1950, a Fábrica de Carrocerias Facchini começou consertando e fabricando carriolas e carrinhos de tração animal, além de um e outro serviço em madeira. Na ocasião, além do fundador Euclides, havia apenas mais um empregado na empresa.
Pouco após a fabricação das primeiras carrocerias de caminhão em 1951, a indústria ultrapassou as fronteiras da cidade de Votuporanga e as carrocerias passaram a ser referências em vários Estados brasileiros.
No final dos anos 60, já eram cerca de vinte funcionários trabalhando na indústria, além dos familiares. Atualmente, a empresa criada por Euclides Facchini, a Facchini S/A conta com a produção de uma linha completa de implementos rodoviários para todos os segmentos de transportes para caminhões leves, médios e pesados.