Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Armando de Arruda Pereira

Biografia de Armando de Arruda Pereira

Patrono da Escola SENAI Armando de Arruda Pereira (SENAI Mecatrônica), localizada na cidade de São Caetano do Sul

 

28/09/1889 - 18/03/1955

  • No Rotary Club de São Paulo ocupou vários cargos até 1940, quando chegou à presidência do Rotary Internacional, sendo o primeiro brasileiro e sul-americano a ocupar este cargo, tendo como lema: “Mais clubes, mais amigos”.
  • Impedido de visitar os clubes por causa da guerra percorreu as três Américas em missão humanitária levando o objetivo do Rotary.
  • Na prefeitura de São Paulo, de fevereiro de 1951 a abril de 1953, construiu inúmeras escolas, galerias de águas pluviais para evitar enchentes e pavimentou ruas da cidade. Concebeu o Parque do Ibirapuera, onde criou o primeiro planetário da América do Sul.
  • Durante o seu governo, Arruda foi um grande defensor da construção do Metrô acreditando que a população da cidade estava chegando ao limite e era necessário que a intervenção fosse feita.


Ramo de atuação: Engenharia, Negócios, Sociologia, História, Política e Filantropia.

Fez seus estudos primários na Escola Americana e na Escola Modelo Caetano de Campos, ambas em São Paulo. Em seguida, estudou em Gênova, Itália. Regressando ao Brasil, concluiu o curso ginasial no Ginásio Nogueira da Gama, em Jacareí, São Paulo.

Na Inglaterra, estudou no Seafield College Crofton e na Universidade de Birmingham, no curso de engenharia. Aos 20 anos, nos Estados Unidos, graduou-se em engenharia civil pela New York University School of Applied Science.

Como engenheiro mecânico ocupou cargos em grandes companhias. Em 1924, ao lado de seu parente Roberto Simonsen, passou a ser proprietário da Cerâmica São Caetano, mantendo-se no conselho consultivo até seu falecimento.

Em 1945, fundou a Cia. de Refrigeração Industrial Cinara e a Cia. de Gelo Industrial Gelinda, em Santos.

Foi um dos idealizadores do SESI e do SENAI, os quais presidiu. Também foi presidente da FIESP e dirigiu várias entidades de classe. Foi membro da Comissão de Planejamento Econômico do Conselho Técnico de

Economia e Finanças do Ministério da Fazenda; diretor-secretário da Associação Comercial de São Paulo; e diretor do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Exerceu funções de vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, foi Prefeito de Santo André e também Prefeito de São Paulo.

"O Metrô é uma intervenção necessária, custe o que custar, independente da dívida da prefeitura", Armando de Arruda Pereira.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.