Vinhedo ganha nova escola do Sesi-SP; unidade vai atender mais de 550 alunos

05/04/2013 - atualizado às 15:55 em 16/04/2013

Agência Indusnet Fiesp

A chuva forte da manhã desta sexta-feira (05/04) em Vinhedo, no interior de São Paulo, não impediu o clima de festa. Em meio a show de malabarismo, música, atividades recreativas e muita diversão, centenas de alunos, professores e mais de 700 moradores participaram da cerimônia de inauguração da nova escola do Sesi-SP no município. O evento contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Paulo Skaf.

Foto: Junior Ruiz
Paulo Skaf na festa de inauguração da escola em Vinhedo

Durante a visita, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP visitou as instalações da nova unidade de ensino projetada com 12 salas de aula, duas áreas de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, dois laboratórios de informática educacional, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física, duas áreas de convivência, e quadra poliesportiva coberta, construída em terreno 20,5 mil metros quadros doado pela Prefeitura de Vinhedo

Para Skaf, a interação com os alunos e colaboradores da rede Sesi-SP e Senai de ensino são fundamentais para as melhorias no projeto educacional da instituição: “Essa escola é o resultado de um trabalho de equipe, que também inclui os alunos. Muitas das coisas que aprimoramos nas escolas do Sesi-SP e do Senai-SP [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo] vieram da interação com eles [alunos]”, avaliou.

Na solenidade, o superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, enfatizou que a metodologia de ensino adotada pela instituição preza pela formação integral do estudante: “O Sesi-SP, além de construir escolas , constrói cidadãos.  Para nós, mais importante do que ter é ser. E é isso que preza o nosso sistema educacional.”

A escola oferece ensino fundamental em tempo integral, permitindo que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Dos 555 estudantes atendidos anualmente em Vinhedo, 315 vagas estão destinadas ao ensino fundamental – 220 em tempo integral. No ensino médio são atendidos 160 alunos, dos quais 23 frequentam o ensino articulado com o Senai-SP. Outros 60 estudantes são atendidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Educação de qualidade

A instituição de ensino desenvolve seu próprio material didático, um diferencial da metodologia conhecida como Sistema Sesi-SP de Ensino, que engloba processos de ensino, aprendizagem e pesquisa. Essa concepção educacional parte da perspectiva de que toda criança ou adolescente é capaz de aprender se lhe forem oferecidas boas situações de aprendizagem.