UniSENAI SP promove colação de grau de 270 alunos

22/05/2025 - atualizado às 08:35 em 22/05/2025

A cerimônia destacou a excelência acadêmica e a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho industrial, focado em educação prática e inovadora 

O Centro Universitário SENAI-SP, UniSENAI SP, realizou o evento de cerimônia de colação de grau para 270 formandos de 11 campi e Faculdades de Tecnologia da Grande São Paulo. O evento foi realizado na quarta, 26 de março, no Teatro Municipal “Paulo Machado de Carvalho”, em São Caetano do Sul.  

“A colação de grau do UniSENAI SP marca um momento de celebração e conquista para nossos alunos, que se preparam para ingressar no mercado de trabalho com uma formação sólida. Como Centro Universitário, voltado para a excelência acadêmica e a preparação de profissionais altamente qualificados, temos orgulho de proporcionar aos estudantes uma educação prática, inovadora e alinhada às necessidades do setor industrial. A cerimônia de colação de grau não é apenas o fim de uma jornada acadêmica, mas o início de uma nova etapa, quando nossos egressos se tornam protagonistas em suas áreas de atuação, preparados para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento e a transformação da indústria”, destaca José Rodrigo Veloso, pró-reitor de Graduação do UniSENAI SP. 

10 anos de carreira 

A universidade ressalta a experiência de aprendizado que vai além da teoria, integrando prática, inovação, tecnologia e habilidades essenciais para a atuação no ambiente industrial. 

Para os alunos, a colação de grau representa um passo decisivo para o início da carreira ao aprimorar o desenvolvimento de competências técnicas e fortalecer as capacidades socioemocionais fundamentais para a vida profissional, como liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas.  

É o caso de Lucas Batista Felix, que atua como assistente de Serviços Técnicos do SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo, e é graduado em Mecânica de Precisão pelo SENAI-SP. A trajetória dele com a instituição começou há 11 anos, quando ele fez o primeiro curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Informática Básica. No ano seguinte, ele ingressou no Curso de Aprendizagem Industrial (CAI) em Mecânica de Usinagem. Durante o curso, ele teve a oportunidade de trabalhar como jovem aprendiz, em uma empresa de eletrodomésticos.  

A jornada nos cursos no SENAI-SP foi consistente, buscando sempre melhor colocação no mercado de trabalho: Curso Técnico em Mecânica de Precisão na Escola SENAI Suíço Brasileira (2016), Curso de Preparação, Operação e Programação CNC na Escola SENAI Roberto Simonsen (2020), Curso Superior de Tecnologia em Mecânica de Precisão na Escola SENAI Suíço Brasileiro (2022); estágio no Instituto SENAI de Inovação e Manufatura Avançada (2023), Curso de Yellow Belt Lean Six Sigma (2023), Curso Superior em Tecnologia em Mecânica de Precisão (2024). 

“A colação de grau representa o reconhecimento de todo o esforço e aprendizado adquirido ao longo dos anos; é o momento de perceber a nossa evolução e de como colocar o conhecimento em prática. Minha expectativa é crescer cada vez mais na minha carreira. Uma das metas é evoluir na minha área de atuação. Estou motivado para assumir novas atividades e continuar aprendendo com os desafios que surgirem nessa jornada”, projeta Lucas. 

Mãe homenageada 

Outro aluno que participou da colação foi Rogério da Silva. A trajetória dele com o SENAI-SP começou em 1982, quando ele fez o curso técnico de Torneiro Mecânico. O estudante perdeu o pai aos 13 anos de idade e a mãe, Hilda Vargem da Silva, criou cinco filhos. Assim, começa a história que inspirou a homenagem para a mãe dele na cerimônia de colação de grau. Ela dedicava parte da renda como faxineira para garantir os estudos de Rogério e custeava o transporte dele, da casa para o SENAI-SP.  

Ele ingressou no curso de Retificador e conseguiu trabalho na área. “Nas entrevistas de emprego, os candidatos que tinham cursos no SENAI-SP passavam para a próxima etapa, porque a qualificação na instituição era um dos mais importantes critérios para as empresas”, recorda.  

Alguns anos depois, Rogério continuou os estudos de Desenho Técnico Mecânico. O aprendizado adquirido na instituição, além de proporcionar uma base de Matemática, Física e Ciência, incluiu também respeito à hierarquia, organização e técnicas de trabalho em grupo. 

“Acredito que inspirei meu filho, na ocasião com 14 anos, a ingressar no SENAI-SP. Durante a formação dele em Mecânica de Usinagem, fui chamado para comparecer na instituição por alguma situação inusitada que ele mesmo estava envolvido. Na ocasião, encontrei com o coordenador técnico Sidney Munhato e com meu antigo professor Figueiredo. Eles se lembraram de mim quando era estudante do SENAI e, entre uma conversa e outra, isso motivou um convite para ministrar palestras na escola, o que fiz durante 10 anos, em eventos institucionais como, por exemplo, a Semana Tecnológica”, comenta Rogério da Silva.  

Depois de mais de 30 anos afastado das salas de aula, o palestrante resolveu ingressar no Curso Técnico em Mecatrônica; depois ingressou na  Graduação de Tecnólogo em Mecatrônica Industrial e, sem seguida, fez outros cursos online na área da Indústria 4.0, sempre no SENAI-SP. “Colar grau representa a realização de um sonho de ter um curso superior, porque antes, não tinha condições financeiras e, quando podia, preferi investir em meu filho, que hoje tem 31 anos e é engenheiro mecânico, pós-graduado em Gestão de Projetos”, conta orgulhoso. Rogério não parou e cursa a Graduação em Engenharia de Controle e Automação e pretende fazer pós-graduação na mesma instituição. 

Formandos 

A formatura é um marco significativo tanto para alunos, como para o corpo docente, ao consagrar a celebração de conquistas compartilhadas na vida acadêmica e um reconhecimento do esforço conjunto. 

Na cerimônia, participaram os profissionais do Centro Universitário SENAI-SP e das Faculdades formadas por diretores e coordenadores dos Cursos Superiores de Tecnologia dos seguintes campi 

  • Manutenção Industrial - Campus "Roberto Simonsen" (Brás) 
  • Alimentos - Campus "Horário Augusto da Silveira" (Barra Funda) 
  • Automação Industrial - Campus "Mariano Ferraz" - (Vila Leopoldina) 
  • Automação Industrial - Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica (Unidade Vinculada de Santos) 
  • “Design de Moda” e “Produção de Vestuário” - Campus "Antoine Skaf" (Brás) 
  • Eletrônica Industrial - Campus "Anchieta" (Vila Mariana) 
  • Sistemas Automotivos - Campus "Conde José Vicente De Azevedo" (Ipiranga) 
  • Produção Gráfica - Campus "Theobaldo de Nigris" (Mooca) 
  • Mecânica de Precisão - Campus "Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle" (Santo Amaro) 
  • Polímeros - Faculdade de Tecnologia Senai "Mario Amato" (São Bernado do Campo) 
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Fabricação Mecânica e Mecatrônica Industrial - Faculdade de Tecnologia SENAI “Félix Guisard” (Taubaté) 
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Mecatrônica Industrial - Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” (Sorocaba) 
  • Tecnologia em Logística - Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica (Unidade Vinculada de Guarulhos) 
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Mecatrônica Industrial - Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange” (Campinas) 
  • Mecatrônica Industrial - Faculdade de Tecnologia SENAI “Antonio Adolpho Lobbe” (São Carlos) 

UniSENAI SP 

Referência nacional em educação profissional, o SENAI-SP alcançou um marco histórico ao se tornar um Centro Universitário, que reforça o papel?na preparação do setor industrial para atender às necessidades atuais e futuras do mercado. 

Com o UniSENAI SP, a instituição amplia sua capacidade e agilidade na inovação da oferta de cursos superiores, fortalecendo ainda mais sua missão de atender às demandas estratégicas da indústria e às especificidades regionais. Essa evolução potencializa a formação de profissionais qualificados para fomentar a empregabilidade e a competitividade industrial. 

Assim, a instituição reforça seu protagonismo na evolução dos colaboradores da indústria, elevando continuamente o patamar técnico das equipes industriais e contribuindo diretamente para a inovação e o crescimento sustentável do setor industrial brasileiro.