Tomógrafo de alta precisão é destaque no Instituto Senai de Inovação em Manufatura

16/04/2015 - atualizado às 15:57 em 12/04/2016

Isabela Barros

Não importa o diâmetro ou o comprimento. Por menor que seja o objeto, nada escapa à precisão do Metrotom. Uma das estrelas dos equipamentos da Escola Senai Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle, em Santo Amaro, na capital, a máquina, um tomógrafo que gera imagens em 3D, é um dos principais trunfos dos pesquisadores do Instituto Senai de Inovação em Manufatura Avançada e Microfabricação.

O aparelho é usado para permitir análises e medições, com foco nas peças pequenas. “Não existe nada mais avançado na área”, explica o agente de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) Cristiano Alves.

Segundo Alves, itens como um implante dentário de 5mm de diâmetro, por exemplo, podem ser analisados com precisão, a ponto de identificar defeitos variados. “Dá até para digitalizar peças de um celular sem precisar desmontar o aparelho”.

Foto: Divulgação
Pesquisadores do Senai-SP acompanham treinamento do uso do Metrotom


Há pouco mais de um ano à disposição dos pesquisadores do Senai-SP, o Metrotom é um equipamento usado por poucas empresas no Brasil. “Não há mais de cinco desses aparelhos no país”, diz Alves.