Simpósio comemora 20 anos do Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta do Senai-SP

21/10/2014 - atualizado às 16:06 em 12/04/2016

Agência Indusnet Fiesp

Especialistas debatem sobre a conservação e preservação do patrimônio cultural. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Nesta terça e quarta-feira (21 e 22/10), acontece no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp) o II Simpósio de Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos, uma realização da escola especializada na área gráfica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), a Theobaldo De Nigris; da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (Aber); da Biblioteca e Centro de Documentação do Masp e da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará (Arqpep).

A programação do evento comemora os 20 anos do Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta – Laboratório Senai/Aber (Nuclem), localizado na escola Theobaldo De Nigris. Nas suas instalações são realizados serviços de preservação, conservação e restauro de documentação gráfica. Também são oferecidos cursos direcionados aos profissionais que já atuam nessas áreas e em encadernação, biblioteconomia, arquivologia e museologia, além de aulas para interessados em geral. O objetivo é ensinar conceitos de conservação e preservação de acervos em papel, além de critérios internacionais para intervenção e procedimentos que podem ser adotados com os recursos disponíveis no Brasil.

Thereza Brandão, Beatriz Haspo e Manuel Mantegas de Oliveira (da esquerda para a direita) participam da abertura do simpósio. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O evento também visa partilhar diferentes ferramentas da ciência, tecnologia e inovação aplicadas à caracterização, conservação e preservação do patrimônio cultural.

A cerimônia de abertura do simpósio contou com a participação do diretor do Senai-SP Theobaldo De Nigris, Manuel Mantegas de Oliveira, da collections oficcer da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, Beatriz Haspo, e da representante da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, Thereza Brandão.