Setor da panificação precisa continuar a se aperfeiçoar, afirma diretor da Fiesp na Fipan 2014

16/07/2014 - atualizado às 17:07 em 22/07/2014

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) marca presença na edição 2014 da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (Fipan), iniciada nesta terça-feira (15/07), no Expo Center Norte, em São Paulo.

A instituição disponibiliza aos visitantes da feira um estande com atendimento financeiro ao micro e pequeno empresário, além da realização de palestras e oficinas gratuitas.

Foto: Beto Moussalli/Fiesp
Antero José Pereira (terceiro da esquerda para a direita), presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan), durante a abertura do evento.

Para o diretor do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da entidade, Augusto Dalman Boccia, o setor de panificação do Brasil é tradicional e tem um forte espaço na economia, passando por uma expansão nas últimas décadas, mas “precisa continuar se atualizando, sempre buscando inovação, tecnologia e novas práticas.”

“O mercado da panificação, apesar dos bons resultados, precisa de maior sinergia, para que o segmento possa crescer mais e atender seus objetivos”, disse.

A necessidade de inovação do setor, segundo o dirigente, é atendida com a realização da Fipan 2014, maior feira do setor na América Latina e a quinta maior do mundo. Para ele, a feira acerta ao dar bastante atenção à formação profissional. “Muitas empresas criaram espaço dedicados a educação, formação profissional, com capacitação, oficinas, palestras”, disse o diretor.

Com o objetivo de apoiar toda a necessidade do micro e pequeno empresário da indústria da panificação, o Dempi participa de vários eventos similares à Fipan 2014. “Os resultados têm sido ótimos, com aperfeiçoamento do relacionamento com os empresários da área”, afirmou Boccia.

Além de uma extensa programação com palestras e oficinas, o estande da Fiesp disponibiliza aos visitantes da feira um atendimento financeiro especial. “Temos uma espécie de sala de crédito, com pessoas especializadas para informar as pessoas que queiram expandir seus negócios sobre as mais variadas linhas de crédito disponíveis.”