Sessão de Facilitação da Inovação com educadores aquece discussão para o Fórum Mundial de Economia Circular 2025
12/05/2025 - atualizado às 14:18 em 12/05/2025
Evento reuniu gestores pedagógicos para repensar a educação à luz dos princípios da Economia Circular
Na manhã do dia 25 de abril, o SENAI-SP realizou, na unidade de Biotecnologia (Bom Retiro, São Paulo), a Sessão de Facilitação da Inovação: Repensando a Economia Circular na Educação para o Futuro Sustentável, como parte da programação preparatória ao Fórum Mundial de Economia Circular – WCEF 2025, que acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, na capital paulista.
Voltado a gestores pedagógicos de diferentes níveis de ensino — do fundamental ao superior — o encontro reuniu cerca de 30 participantes em uma dinâmica colaborativa. O principal objetivo foi analisar os desafios enfrentados pelas instituições de ensino na incorporação da Economia Circular às suas práticas, aos seus currículos e à sua cultura institucional, identificando oportunidades concretas de transformação.
"A Economia Circular é uma necessidade real e urgente, e a educação tem um papel central nesse processo de transformação. Pela primeira vez, o tema educação será abordado no Fórum Mundial de Economia Circular. Entendemos que essa agenda nos convida a ir além: para mover todos os setores da sociedade, será necessário um esforço coletivo da educação em todos os seus níveis — básica, profissional e superior. Essa transformação exige continuidade, pragmatismo e uma articulação permanente entre instituições de ensino, governos, empresas e a sociedade”,", destaca Guilherme Dias, supervisor de Tecnologias Educacionais do SENAI-SP.


A iniciativa integra uma agenda estratégica do SENAI-SP voltada a preparar e engajar educadores para a transição rumo a uma educação mais alinhada aos princípios da sustentabilidade e circularidade. A metodologia aplicada foi a Facilitação da Inovação, conduzida por uma equipe especializada, que promoveu discussões orientadas por quatro eixos principais: curricularização, práticas pedagógicas e inovação, gestão e cultura institucional, e articulação com parcerias.
Durante a sessão, os grupos — compostos por profissionais de instituições públicas e privadas — mapearam lacunas, compartilharam experiências e propuseram caminhos para uma educação comprometida com o futuro sustentável, por meio de uma abordagem transversal da economia circular.
"O incentivo à inovação e o desenvolvimento de metodologias ativas são fundamentais para formar profissionais alinhados à Economia Circular. Quando o aluno aplica o conhecimento na prática e observa ações de circularidade no dia a dia da instituição, o aprendizado se fortalece e se torna ainda mais significativo", pontua Renato Meneghetti Peres, professor de Engenharia de Materiais do Mackenzie e um dos participantes do evento.


Para Daniela Soares dos Santos, coordenadora de projetos do Centro Paula Souza: “ao articular as disciplinas e aproximar os parceiros da realidade dos alunos, conseguimos estimular a resolução de problemas reais ligados à economia circular. Temos um enorme potencial dentro das instituições e, por meio de parcerias, podemos transformar a sala de aula em um verdadeiro espaço de inovação prática”.
A expectativa do SENAI-SP é que os educadores participantes se tornem multiplicadores da agenda circular em suas instituições, contribuindo para formar uma nova geração de estudantes mais conscientes, críticos e engajados com os desafios globais de sustentabilidade.