Sesi-SP e Senai-SP investem R$ 49,2 milhões em Votuporanga, anuncia Skaf

22/03/2013 - atualizado às 18:34 em 05/04/2013

Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp

O município de Votuporanga, a 520 km da capital, terá recebido até o ano de 2014 um total de R$ 49,2 milhões em escolas do Serviço Social da Indústria de São Paulo de São Paulo (Sesi-SP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

Os números foram anunciados na manhã desta sexta-feira (22/03) por Paulo Skaf, presidente das instituições educacionais e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), durante cerimônia de inauguração da nova escola do Sesi Votuporanga.

Foto: Junior Ruiz/Fiesp
Presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, Paulo Skaf, comemora com os alunos a nova escola.

Outra novidade apresentada por Skaf é o projeto de reformulação tecnológica do curso de marcenaria, área de vocação da cidade. “Até o final de 2014, estaremos aqui novamente para inauguração da nova escola do Senai-SP”, afirmou o presidente das entidades. O projeto aguarda a aprovação da prefeitura de Votuporanga.

Presente na solenidade, o superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, destacou a metodologia de ensino adotada pela instituição, que valoriza a formação completa do indivíduo. “Aqui nesta escola comemoramos o fundamento do Sesi-SP de investir nas pessoas. Oferecemos um sistema educacional diferenciado que ensina o aluno a pensar”, afirmou.

Educação que transforma

Com uma estrutura moderna, a escola do Sesi Votuporanga foi projetada com 12 salas de aula, duas área de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, um laboratório de informática educacional, um laboratório de ciência e tecnologia, uma sala multidisciplinar e quadra poliesportiva coberta.

A nova escola oferece educação em tempo integral, para os alunos do ensino fundamental, permitindo que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e da tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde. 

 

A estrutura impressionou Ina Maria de Castro Pereira, mãe de três alunas da instituição.  “ O diferencial do Sesi Votuporanga é a atenção que todos os profissionais dão aos alunos e à comunidade. Minhas filhas estão muito felizes na escola. Inclusive as duas mais novas, que estudam em período integral, sentem-se mais comprometidas durante o tempo que passam na escola. Assim, também fico muito mais tranquila quando estou focada no trabalho”, afirmou.

A opinião de Ina Maria é compartilhada por Juliana de Oliveira da Silva, aluna do 1º ano do ensino médio. “Nós temos excelentes professores. Tudo é muito organizado e o ensino me permite sonhar com a minha entrada na faculdade de Engenharia Mecânica”, disse. Graças ao projeto de educação articulada entre o Sesi-SP e Senai-SP, Juliana está matriculada no curso técnico de Fabricação Mecânica.