Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

SENAI-SP se destaca em competições de robótica, com equipes classificadas para o mundial da FIRST

14/04/2025 - atualizado às 10:07 em 14/04/2025

Cinco equipes garantem vaga na competição internacional, consolidando a liderança da instituição em inovação e excelência técnica 

O SENAI-SP continua se destacando no cenário nacional e internacional das competições de robótica. Ao todo, cinco equipes representam a instituição no Mundial da FIRST Robotics Competition (FRC), um dos principais eventos mundiais de robótica para estudantes, que acontecerá em Houston (EUA), de 16 a 19 de abril de 2025. 

Na etapa regional de São Paulo da FRC, realizada no final de março, participaram 33 equipes com 330 membros. Desse total, três equipes do SENAI-SP garantiram a classificação para o Mundial: Engineering Inspiration Award – Mega Harpy (Indaiatuba), Impact Award – Robonáticos (Brás) e Ranking Pool – Octopus (Bauru). Embora não tenham chegado à final, as equipes Jactech (Jacareí), MecaChronos (Leopoldina), SteelBulls (Sertãozinho) e Stardust (Limeira) receberam reconhecimento e premiações pelo desempenho. 

“Nessa etapa de São Paulo, ficamos com a 5ª colocação, mas por conta do nosso Projeto Mega Solar para o desenvolvimento de lógica, matemática e computacional em escolas municipais, despertamos o interesse da comissão julgadora. O resultado foi ter conquistado o Engineering Inspiration Award, que destaca fatores como iniciativa da equipe, originalidade e planejamento de alcance para robótica para o público infantil de classes sociais que possam ter dificuldades ao acesso ao ensino de Robótica com qualidade”, comenta Antonio Carlos Pontieri, diretor do SENAI-SP de Indaiatuba sobre o desempenho da equipe Megaharpy que participa da terceira temporada da competição. 

A intenção do grupo é garantir que o robô possa realizar uma pontuação 60, nível que o torna competitivo para conseguir a performance necessária para ser escolhido entre as alianças finalistas no Mundial. 

Representatividade 

Além das três equipes classificadas na regional de São Paulo, outras duas vão representar o SENAI-SP na etapa finalista da FRC: Sharks (Taubaté) e Megazord (Jundiaí).  

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe Sharks do SENAI-SP de Taubaté conquistou a vitória na primeira etapa regional da FRC, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, entre 12 e 15 de março de 2025. Com essa conquista, a equipe se classificou para a fase internacional. 

A equipe Megazord do SENAI-SP de Jundiaí também representará o Brasil na seletiva mundial da competição, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento e a inovação na área de robótica e tecnologia. 

Neste ano, o SENAI-SP envolveu 100 alunos em 10 equipes na primeira etapa regional, realizada em Brasília (DF). Antes, eles competiram com mais de 600 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que participaram do evento, divididos em 59 equipes.  

“A equipe do SENAI-SP tem demonstrado uma evolução notável a cada ano, trabalhando de forma cada vez mais unida e colaborativa. O intercâmbio de experiências, ideias e aprendizados tem sido fundamental para esse crescimento. Percebo também o desenvolvimento dos mentores, cuja transmissão de conhecimento tem sido um grande diferencial. Essa experiência vai muito além da tecnologia: ela marca a vida de cada aluno, proporcionando um aprendizado único em trabalho em equipe, solução de problemas e desenvolvimento pessoal”, revela Ademir Redondo, diretor do SENAI-SP em Bauru.  

Para Ademir, conquistar o direito de participar da etapa mundial é a realização de um grande sonho e um marco para toda a equipe. “Essa vitória elevou a autoestima e a confiança de todos os alunos, reforçando ainda mais a importância da inovação e do aprendizado em Robótica. Hoje, a indústria está em busca de pessoas capazes de transformar ideias em soluções tecnológicas inovadoras, e a Robótica é um campo fundamental para esse desenvolvimento. Quem decidir investir seus estudos terá a chance de estar na vanguarda da inovação tecnológica, seja em automação, Inteligência Artificial ou sistemas complexos”, avalia.  

O que é a FIRST 

A competição FIRST Robotics Competition (FRC) tem como objetivo aprimorar as competências dos estudantes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), além de desenvolver habilidades essenciais como trabalho em equipe, liderança e originalidade.  

A competição FIRST foi criada pelo inventor norte americano Dean Kamen para despertar o interesse de jovens em ciência e tecnologia. Por isso, a equipe vencedora do Prêmio “Inspiração em Engenharia”está diretamente alinhada com os objetivos definidos pelo fundador e com a missão do SENAI-SP. “A instituição trabalha para o desenvolvimento da indústria, por meio da inspiração de jovens, despertando e incentivando os alunos para o mundo do trabalho e da inovação”, destaca João Roberto Campaner, diretor da Escola SENAI-SP “Roberto Simonsen”, em São Paulo.  

O diretor traz uma dica para os jovens estudantes que queiram aprofundar seus estudos, seja na área de Robótica ou qualquer outra área tecnológica. “Como educador, sugiro que os alunos coloquem sua vontade e empenho naquilo que pretendem realizar, seja nos estudos formais ou utilizando-se das informações, hoje, disponíveis gratuitamente nos meios digitais”, recomenda Campaner. 

Quer saber mais? Acompanhe as redes sociais das unidades participantes: @senai_indaiatuba @senai_bauru @senai_roberto_simonsen e do @senai.sp 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.