SENAI-SP recebe o Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente, em Piracicaba

24/07/2024 - atualizado às 08:25 em 24/07/2024

A premiação reconheceu iniciativas corporativas de Economia Circular e Descarbonização adotadas pela rede e uma série de ações locais

O SENAI-SP foi reconhecido com o Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente, em Piracicaba. A solenidade, que aconteceu na Câmara Municipal da cidade, em junho, contou com a participação das autoridades do poder executivo, legislativo, sindicatos e representantes de classe que compõem a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade. 

A instituição foi representada pelo Prof. Ophir Figueiredo Junior, diretor das duas escolas locais, SENAI “Mário Dedini” e SENAI “Mário Henrique Simonsen”. Além dele, estiveram presentes para celebrar a conquista: alunos, pais de alunos, professores, colaboradores da instituição e representantes da comunidade local. 

O Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente valoriza e promove iniciativas de proteção do meio ambiente, que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável. Além de ser referência em educação profissional integrada à tecnologia, inovação e ao empreendedorismo industrial, o SENAI-SP também realiza ações corporativas de Economia Circular e Descarbonização, que levaram a conquista da premiação. 

Essas iniciativas adotadas pela rede do SENAI-SP incluem troca de lâmpadas convencionais por LED, recolhimento de todo material eletrônico, resíduos ferrosos, papel e papelão, que são destinados a empresas parceiras para reciclagem. 

Além disso, nas unidades de Piracicaba, há ações locais, como instalação de uma miniusina fotovoltaica, sistema de captação de água de chuva para reuso, programa Tampinha Legal, em que arrecadam tampinhas plásticas e trocam por produtos de higiene e limpeza para doação a entidades assistenciais. Destaca-se também a realização de conscientização ambiental, feita por meio de cursos e palestras. 

“No SENAI-SP, a sustentabilidade é alicerçada pelas ações de educação e conscientização. É um marco para o nosso trabalho de Economia Circular e um estímulo para continuarmos a evoluir nessa área”, fala Ophir. 

No mesmo evento, a instituição também foi homenageada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (SIMESPI).