SENAI-SP recebe comitiva chinesa para ampliar cooperação internacional em educação profissional
07/07/2025 - atualizado às 14:34 em 11/07/2025
Visita de representantes de instituições de ciência, tecnologia e educação da China reforça articulações estratégicas
O SENAI-SP recebeu, nesta quarta-feira (2), uma comitiva chinesa formada por representantes de instituições ligadas à ciência, tecnologia, educação, indústria e inovação. O encontro teve como objetivo conhecer a infraestrutura das unidades da instituição e entender como os modelos pedagógicos e as soluções tecnológicas são aplicados na formação profissional brasileira.
Integraram a comitiva Du Hong Jie, da empresa líder na indústria de revestimento; He Yong, do Instituto de Tecnologia Educacional de Pequim para Empresas, Faculdades e Pesquisas; Li Yan e Zhang Lin Mao, ambos da Universidade Politécnica da província de Guangdong, na China. A visita teve o acompanhamento do SENAI Nacional, representado por Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior, e Edgar Vieira Inacio, especialista de Políticas e Indústria.
A agenda começou na Sala do Conselho no SENAI-SP, conduzida por Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional do SENAI-SP, e seguiu para visitas técnicas nas instalações de Biotecnologia da Escola SENAI-SP “Dr. Celso Charuri”, no Bom Retiro, e no setor Automotivo da Escola SENAI-SP “Conde José Vicente de Azevedo”, no bairro Ipiranga, na capital paulista.
A iniciativa fortalece o posicionamento do SENAI-SP como referência internacional em educação profissional e tecnológica, além de abrir possibilidades de cooperação estratégica com instituições chinesas, especialmente no contexto dos BRICS, com foco no desenvolvimento de competências e na promoção da inovação industrial.
A comitiva chinesa continua a programação de visitas. De 4 a 7 de julho, Rio de Janeiro sedia reuniões do Conselho Popular do BRICS, grupo voltado ao desenvolvimento econômico. Em junho desse ano, o grupo definiu as diretrizes conjuntas para cooperação em políticas de formação técnica, intercâmbio de experiências e articulação institucional.
O BRICS é firmado pelos países do bloco, que inclui 11 países membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia, além de países parceiros como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão.