SENAI-SP promove encontro para falar sobre saúde mental nas escolas

22/09/2022 - atualizado às 09:04 em 23/09/2022

Saude mental Programa Dimensao 360

Ação faz parte do Programa Dimensão 360°, criado pelo SENAI-SP para olhar questões psicossociais no cotidiano escolar

 

O SENAI-SP, através do Programa Dimensão 360°, realizou mais um encontro com a temática de saúde mental nas escolas. O evento aconteceu no auditório da unidade SENAI Theobaldo de Nigris, na região da Mooca, na capital paulista, e reuniu 70 Analistas de Qualidade de Vida (AQVs) e coordenadores de todas as 92 escolas do estado. Esses profissionais são responsáveis pelo suporte ao aluno, principalmente para questões de qualidade de vida que impactam a aprendizagem e o relacionamento nas escolas. 

Olhar para as questões psicossociais no cotidiano escolar é o objetivo do Programa Dimensão 360°. O projeto, concebido em maio de 2019, propõe ações voltadas aos cuidados com os alunos para toda a rede de escolas do SENAI-SP, em busca de um ambiente escolar saudável, capaz de criar condições para promover espaços de diálogos, trocas, apoios e acolhimentos. 

Segundo Karina Teodoro Dias, especialista em educação profissional e responsável pela coordenação das ações do projeto, a pandemia e o isolamento social propiciaram maior engajamento da rede para questões como racismo, gênero e identidade sexual, violência, vulnerabilidades sociais e econômicas e manifestações de sofrimento emocional.  

Além do planejamento de ações pensadas para os alunos e modernizações nos sistemas de registro de casos para os Analistas nas escolas, a ideia do evento também foi propiciar um espaço de reflexão sobre o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais à frente dessas ações. “Tivemos a oportunidade de começar a estruturar a resposta de uma das indagações mais importantes que se faz no campo da saúde e das profissões ligadas ao cuidado: ‘Quem cuida do cuidador?’”, comenta Karina. 

Para responder a essa e outras questões, o Programa Dimensão 360° dá início a uma série de ações institucionais para fortalecer e promover a saúde de todos. A mais recente foi a capacitação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que reuniu quase 100 pessoas - entre participantes da rede SESI e SENAI - e promoveu troca de conhecimentos sobre os fatores de risco e de proteção à saúde do coração, além de capacitar a equipe de AQVs e coordenadores da rede para atuação como multiplicadores. 

 

Setembro Amarelo 

O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Para promover um espaço saudável nos ambientes escolares, o Programa Dimensão 360° divulga, durante todo o Setembro Amarelo, uma campanha com informação de qualidade, cuidado e acolhimento para aqueles que estão em sofrimento.