Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

SENAI-SP promove encontro entre empresários do setor industrial de metalurgia e indústria de acessórios

24/02/2025 - atualizado às 15:34 em 24/02/2025

Qualificação profissional, incremento da produtividade e inovação foram temas discutidos em busca de atuação sinérgica 

Especialistas do SENAI-SP e empresários do setor industrial de metalurgia e indústria de acessórios, participaram de um encontro na manhã dessa quinta-feira, 13 de fevereiro, na Escola do SENAI "Nadir Dias de Figueiredo" em Osasco, para discutir soluções inovadoras no setor de metalurgia e acessórios. 

O objetivo do evento é atuar em sinergia e de forma estratégica para prospectar oportunidades e aumentar a competitividade da indústria. Na reunião, foi apresentada uma das propostas de incremento dessa melhoria no desempenho das empresas: a qualificação dos profissionais do setor com a formação nos segmentos de ferramentaria e usinagem. “Trabalhamos fortemente em rede e apresentamos ferramentas que balizam assertivamente soluções inovadoras com atendimento mais completo e mais customizado possível em tecnologia, inovação e metodologia de trabalho”, esclarece o diretor do SENAI-SP em Osasco, Isaias Gouveia. 

Ricardo Martins, presidente do Conselho Consultivo de Metalurgia e Indústria de Acessórios, ressalta a importância desses encontros ao aproximar a indústria com o SENAI-SP. "O Conselho tem um papel importante de trazer a indústria mais próxima do SENAI-SP e de facilitar essa interlocução, integração e colaboração entre as partes envolvidas durante os encontros para desenvolver as tecnologias do próprio SENAI". 

Inovação 

Rogerio Marins, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais (SINIEM), defende que inovação deve ser pensada e executada todos os dias. “Fui surpreendido positivamente com a quantidade e a diversidade de assuntos disponíveis no SENAI-SP aos industriais, como a Jornada de Transformação Digital e a Jornada de Descarbonização”. 

Por isso, com foco na educação profissional nos segmentos de ferramentaria e usinagem, a rede SENAI-SP oferece 159 cursos de aperfeiçoamento profissional, 40 de qualificação, 15 de Aprendizagem Industrial, dois técnicos, 29 de especialização e outros dois de pós-graduação em 81 unidades da instituição. 

Os cursos de ferramentaria passaram por reformulação com foco nas principais demandas da indústria: setor de Plástico (São Bernardo do Campo, Guarulhos e Jundiaí); Aeroespecial (Botucatu, Campinas e São José dos Campos); Ferramentas de CDR (Corte, Dobra e Repuxo) em Bragança Paulista, Limeira, Santo André; além dos novos cursos na área ofertados em Osasco, Ribeirão Preto e Sorocaba. 

Mapa do Emprego 

No setor de metalurgia, as ocupações de auxiliar de produção, operador de laminador, operador de acabamento de peças fundidas, mecânico de manutenção de máquinas e soldador são as atribuições registradas com maior demanda no mercado, com aumento de 2,66%, 4,08%, 4,57%, 2,33% e 3,06% respectivamente, entre 2019 e 2023. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). 

“Existem poucos especialistas no mercado e é desafiador formar profissionais na velocidade que o mercado está demandando em termos de capacidade técnica e de interesse em desenvolver a indústria. Nesse ponto, o SENAI-SP está avançando em ritmo acima da visão de expectativa de mudança. Hoje, nós temos uma preocupação muito grande de competitividade. Se você não inovar seu modelo de negócios, seus processos ou deixar de modernizar seus equipamentos, não importa o quanto se esforce em reduzir custos, você não será competitivo no mercado. A mudança é questão de sobrevivência”, comenta Leandro Gimenes, gerente de produtos do segmento de soldas da Belgo Bekaert, um dos maiores grupos no mercado e tecnologia de fabricação de arames e trefilados de aço. 

Inclusão 

A região de Osasco também se destacou no cumprimento da Lei de Cotas. Para atender a essa demanda, o SENAI-SP possui soluções de formação profissional para turmas afirmativas. 

Em 2024, a instituição registrou mais de 15 mil matrículas de pessoas com deficiência nos cursos oferecidos pela unidade. O resultado reflete a atuação no âmbito nacional com o Programa SENAI de Ações Inclusivas e de âmbito estadual em três frentes: Instituto SENAI de Tecnologias Assistivas em Itu/SP, rede de interlocutores de inclusão e atendimentos a esse público em todas as escolas. 

Conselhos 

Os Conselhos Consultivos Setoriais têm como missão principal fortalecer a sinergia e a comunicação entre o SENAI-SP e o setor industrial, atuando como um canal direto para identificar e prospectar demandas, além de propor estratégias eficazes para os desafios tecnológicos e da formação profissional da indústria. 

A partir desses encontros setoriais, as soluções estão pautadas em um alinhamento de esforços mais direcionado para impulsionar a inovação e a competitividade da indústria, além de disseminar o amplo leque de soluções do SENAI-SP. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.