SENAI-SP promove encontro com representantes de Data Centers
09/06/2025 - atualizado às 14:51 em 09/06/2025
Evento discutiu soluções para o avanço do setor com foco em formação profissional e desenvolvimento tecnológico
O SENAI-SP realizou um encontro com representantes de empresas do setor de Data Centers no dia 6 de maio, na sede da FIESP, em São Paulo. O objetivo foi dialogar sobre os desafios e as demandas do setor, criando soluções conjuntas, que conectem competências industriais e qualificação de mão de obra especializada.
“Data Center é um segmento muito relevante dentro da cadeia de Inteligência Artificial, que exige alto desempenho e soluções sob medida para atender às necessidades das indústrias. Trabalhamos com dados que embasam as nossas decisões ao criar cursos ou atualizar as formações já existentes com celeridade e efetividade”, destaca Cassia Cruz, gerente de Educação do SENAI-SP.
Gustavo Moraes, diretor de Educação da Associação Brasileira de Data Center (ABDC), falou sobre o desafio na contratação pessoas especializadas, "percebemos um crescimento vertiginoso da nossa indústria, de dobrar praticamente a nossa capacidade de instalação, nos próximos anos. Com esses encontros, nós estamos intensificando a formação profissional na área, com foco em formar e formatar os treinamentos, pensando em competências, habilidades e papéis dos profissionais da área. A troca de experiências tem sido bastante rica nesse movimento" explica.
Data Centers
Esse setor é fundamental para a transformação digital da indústria, especialmente no contexto da Indústria 4.0. As empresas viabilizam o armazenamento, processamento e segurança de grandes volumes de dados gerados por tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e automação. Além disso, oferecem infraestrutura para sistemas integrados, computação de alto desempenho e conectividade entre máquinas, processos e cadeias produtivas.
Com foco crescente em eficiência energética e práticas sustentáveis, os Data Centers também contribuem para uma indústria mais moderna, segura e alinhada às demandas tecnológicas e ambientais atuais.
Juliana Perillo, diretora de RH da plataforma Scala Data Centers, explica que, no Brasil, a indústria de Data Center é relativamente nova. “Nós estamos trazendo mão de obra de outros mercados e incentivando a qualificação profissional. Por exemplo, o mercado possui uma ampla oferta de engenheiros, mas é escasso em uma área específica: o engenheiro de Data Center”, destaca.
O SENAI-SP está preparando uma trilha de formação específica para apoiar o setor de Data Center, de acordo com a demanda, e em breve, será divulgada. Acompanhe em nosso site e nossas redes.