SENAI-SP participa do Congresso SP Offshore para promoção do segmento de petróleo e gás no litoral paulista

04/07/2024 - atualizado às 16:25 em 04/07/2024

O evento reuniu investidores, protagonistas do setor e proporcionou um debate construtivo sobre desafios, tecnologias e sustentabilidade aplicados nessa área

O SENAI-SP participou, nos dias 11 e 12 de junho, na cidade de Santos, do SP Offshore – congresso realizado para promover as oportunidades e o potencial do mercado de petróleo e gás offshore (termo que significa "fora da costa") no litoral paulista. Essa foi a primeira edição do evento, que reuniu empresas de serviços, investidores e protagonistas do segmento para o estado de São Paulo. Foram abordados temas estratégicos como: segurança, desafios logísticos, inovação, tecnologia e sustentabilidade para ampliar as oportunidades no setor.

A temática é relevante para a região, visando impulsionar o crescimento das atividades de petróleo e gás offshore na Bacia de Santos, local que apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado.

Produtos e serviços do SENAI-SP para o setor 

Quem passou pelo estande da instituição pôde conhecer as soluções e tecnologias disponíveis para apoiar no desenvolvimento, na gestão, inovação e segurança cibernética das indústrias paulistas, tais como a Planta de Nível, utilizada pelas indústrias petroquímicas para medir e regular os níveis de líquidos dentro dos equipamentos e tanques. Esse sistema de controle é essencial para garantir uma operação segura e eficiente, já que ajuda a evitar transbordamentos, subníveis perigosamente baixos e outras situações que possam resultar em acidentes ou perdas de produtos.

Outra tecnologia apresentada no estande foi o HoloLens, que possibilita o suporte a distância, com realidade aumentada, de seus processos produtivos e demais ambientes industriais, além de solução de rede de cibersegurança.

Painéis de discussão

Outra atração do evento foi a realização de painéis, com executivos de organizações estratégicas para o setor. O SENAI-SP esteve presente em três deles. Cássia Cruz, gerente de educação do SENAI-SP, participou do painel sobre “Responsabilidade Social, Inclusão e Lideranças Femininas no desenvolvimento do Petróleo & Gás Offshore Paulista”. Cássia destacou que o SENAI-SP sempre teve ações pensadas e desenvolvidas para todas as pessoas, sem distinção, engajadas em trabalhar na indústria. Outro dado importante apresentado foi que, nos últimos três anos, um terço das matrículas do SENAI-SP são feitas por mulheres e que a cada ano a instituição registra um aumento da presença feminina nas salas de aula.

Com a temática “São Paulo como o Grande Polo de Desenvolvimento de Mão de Obra para o mercado de Petróleo, Gás e Energia - Demandas e Soluções para Capacitação e retenção de talentos”, o painel que contou com a participação de Daniel Divino Rodrigues da Silva, diretor das Unidades de Santos e Cubatão. Ele explicou que “quando a gente fala em um setor gigantesco e complexo como o de petróleo e gás, nós precisamos ter soluções a altura. É dessa forma que o SENAI-SP se apresenta, mais do que falar dos cursos de capacitação, nós apresentamos o SENAI-SP como um verdadeiro ecossistema”. Ele contou que a instituição é composta por 90 escolas fixas e 78 unidades móveis, o que traz capilaridade, flexibilidade e agilidade para atender a indústria no momento que ela precisar.

Durante o painel “O Potencial Paulista em Inovação para impulsionar o desenvolvimento do Petróleo e Gás Offshore”, Bruno Araujo de Sousa, supervisor de inovação do SENAI-SP, explicou que, atualmente, a instituição possui 14 plataformas tecnológicas, entre Institutos Senai de Inovação e Tecnologia. Desse total, seis são credenciadas à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). “Isso possibilita que SENAI-SP desenvolva projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para a indústria e amplie, consequentemente, o portfólio de produtos e processos sustentáveis, sistemas da informação, conectividade e cibersegurança”, afirma.

Bruno conclui falando sobre a frente de empreendedorismo industrial da instituição, Uplab SENAI. "Por meio da de aceleração de startups de base tecnológica, promovemos a conexão entre elas, as soluções e os grandes desafios da cadeia de indústrias do segmento offshore”, finaliza.

Cursos na área

Acesse os links abaixo e conheça alguns cursos disponíveis no SENAI-SP para quem deseja atuar nessa área da indústria:

Instrumentista

Instalação e Manutenção de Equipamentos Elétricos em Atmosferas Explosivas

Instalação, Manutenção e Inspeção de Equipamentos Elétricos em Atmosferas Explosivas

Operação de Movimentação de Cargas com Guindastes M.E.P.