Senai-SP participa de feira educacional com Escola Móvel de Nanotecnologia

16/09/2013 - atualizado às 16:10 em 23/09/2013

Agência Indusnet Fiesp

Muitas pessoas já ouviram o termo, mas nem todas compreendem o que é a nanotecnologia e as suas implicações para a vida moderna. Para popularizar os conceitos referentes ao assunto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) participa, com uma de suas escolas móveis, do XVII Congresso e Feira de Educação Saber, de 19 a 21 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.  

A escola móvel de nanotecnologia tem como objetivo disseminar os conceitos de nanotecnologia, capacitar profissionais e fornecer informação tecnológica a alunos de todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior. A nanotecnologia é considerada um conhecimento emergente, porque permeia todas as áreas de ciência e tecnologia e é responsável por inúmeras inovações tecnológicas.  

O mundo invisível

Nanotecnologia é a ciência das coisas muito pequenas e tem sido considerada como a próxima revolução industrial. Muitos governos do mundo todo estão investindo em pesquisa e desenvolvimento. Estima-se que o impacto da nanotecnologia na economia e na vida humana poderá superar o da microeletrônica e o da biotecnologia, além de ser o diferencial entre as nações desenvolvidas e as emergentes nos próximos anos.  

A quantidade de produtos no mercado mundial cresce à taxa média de 33% ao ano, com projetos novos ou aperfeiçoamento de produtos já existentes. Com isso, algumas tecnologias serão substituídas e as indústrias que não acompanharem a evolução dos processos tecnológicos perderão competitividade. Hoje, diversos produtos são fabricados com base nos conceitos de nanotecnologia, tais como têxteis, cosméticos, medicamentos, eletrônicos e alimentos, para citar apenas algumas áreas.  

Programa Senai-SP e Sesi-SP de Educação em Nanociência e Nanotecnologia

Com o objetivo de elevar a competitividade da indústria e promover o desenvolvimento do país, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) organizaram um programa que tem o intuito de popularizar conhecimentos referentes à nanotecnologia, promover a conscientização para a importância da nanociência, capacitação profissional e difusão de informação tecnológica.  

O Sesi-SP concentra esforços no esclarecimento de alunos do ensino médio e fundamental. Coube ao Senai-SP construir a infraestrutura para a realização de análises laboratoriais, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico em nanotecnologia. As cinco Escolas Móveis de Nanotecnologia, denominadas Nanomundo, constituem uma plataforma versátil, moderna e inovadora. É um projeto singular no Senai-SP e único no mundo para o ensino, a capacitação, a divulgação e a informação sobre o tema nanotecnologia.  

A plataforma é capaz de atender, com informação tecnológica e cursos sobre o tema nanotecnologia, com uma linguagem acessível, desde estudantes do ensino fundamental até alunos do curso superior. A Escola Móvel Nanomundo foi projetada e construída com avanços laterais duplos e automáticos. As portas de acesso, escadas e iluminação também serão automatizadas. Com design futurista, a unidade tem infraestrutura de hardware e software que promovem interação entre o público e os materiais informativos.