SENAI-SP participa de encontro no México sobre desenvolvimento e integração de migrantes nas Américas

10/07/2024 - atualizado às 15:51 em 10/07/2024

Instituição apoia na oferta de educação profissional de qualidade, identificando gaps de competência e ocupações de alta empregabilidade para a população em situação de mobilidade humana 

O SENAI-SP esteve no México, no dia 25 de junho, para participar da Reunião Hemisférica sobre Rotas Regulares de Migração Laboral, organizada pelo Governo do México e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), que faz parte do Sistema das Nações Unidas como a principal organização intergovernamental que apoia a migração entre países, presente no Brasil desde 2016. 

O objetivo do encontro foi analisar as necessidades do mercado de trabalho e discutir abordagens para a correspondência de habilidades e competências, colocação profissional e apoio à integração dos trabalhadores migrantes nas Américas. Delegações governamentais de 30 países participaram do evento, assim como representantes de agências das Nações Unidas e do setor empresarial. 

Segundo a Diretora Geral da OIM, Amy Pope, os migrantes contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico e social dos países de acolhimento e de origem, promovendo comunidades mais diversas e inclusivas. 

Cássia Cruz, gerente de Educação do SENAI-SP, representou a instituição ao participar do evento. “O SENAI tem papel importante para contribuir com capacitações, identificar ocupações profissionais de alta empregabilidade, identificar gaps de competências, além de possibilitar a articulação e conexão com as indústrias”, afirma Cássia. 

De acordo com a gerente, alguns dos migrantes que vêm para o Brasil já têm currículos excelentes, com formações adequadas a uma série de demandas das indústrias de São Paulo e de todo o Brasil. O objetivo é criar mecanismos que garantam o aproveitamento das formações que os migrantes carregam em seus currículos, além de identificar os gaps de competência que precisam de formações específicas, seja na requalificação, com cursos de curta duração, ou em novas qualificações para quem está começando. 

Ao participar de eventos como esse, o SENAI-SP segue se posicionando no entendimento das principais políticas públicas realizadas pelo mundo e atua cada vez com mais assertividade como provedor de formação profissional para a população em situação de mobilidade humana, sejam migrantes ou refugiados, conectando-os à indústria e promovendo o ESG (Ambiental, Social e Governança) nas empresas.