SENAI-SP leva ouro no WorldSkills Américas Guatemala 2021

01/12/2021 - atualizado às 16:16 em 01/12/2021

O SENAI-SP levou o Ouro no WorldSkills Américas Guatemala 2021 na categoria Tecnologias Web, com o aluno da Escola SENAI Informática, da capital paulista, Lucas Viana Soares de Souza. Ele foi treinado por Carlos Eduardo Tsukamoto e Gustavo Henrique da Silva. Além dele, alunos do SENAI de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro compuseram o quadro total de seis ouros e duas pratas para o Brasil.

A competição ocorreu, pela primeira vez, no formato 100% digital. Ao todo, 50 competidores de 18 países concorreram ao título de melhor profissional do continente americano em nove ocupações. As provas ocorreram entre os dias 24 e 26 de novembro e o resultado foi anunciado no sábado (27).

A Escola SENAI de informática participou na categoria de Tecnologias WEB, que contemplou os seguintes módulos: Desenvolvimento Front-End, que significa toda a parte visual de uma aplicação ou de um website, desde a criação do design até a implementação, e Desenvolvimento Back-End, que é toda a parte lógica do site na qual são implementadas as regras para que suas funcionalidades sejam executadas.

A entrega final é sempre uma etapa do desenvolvimento de uma aplicação WEB, como o layout de um website, onde é definido um tema e o competidor deve planejá-lo e construí-lo utilizando ferramentas como o Ilustrator e Photoshop. Tudo isso dentro de um prazo de duas horas e meia. Ao final, é feito uma avaliação técnica de forma minuciosa com avaliadores de diferentes etnias até que haja um consenso e, assim, é definido uma nota.

“A experiência foi diferente do que eu esperava, apesar de já ter competido anteriormente e ter conquistado a medalha de ouro na fase estadual em 2017. Foi uma competição bem difícil e com provas inéditas. Quando saiu o resultado, fiquei muito feliz por ter conseguido. Agora, eu já estou de volta aos trabalhos para focar na próxima competição”, diz Lucas. O passo seguinte é a etapa mundial, que será realizada em Shangai, na China, em 2022.