SENAI-SP lança UpLab em São Vicente e inicia aceleração de startups com foco no setor portuário

01/07/2025 - atualizado às 12:47 em 02/07/2025

Evento marca a inauguração oficial do novo espaço de inovação para a indústria e o início do programa voltado a soluções aplicadas à logística portuária

Com o objetivo de impulsionar a competitividade da indústria por meio da inovação em infraestrutura, o SENAI-SP lançou a Chamada de Startups para Tecnologias Portuárias, programa que selecionou quatro startups para aceleração tecnológica com foco em soluções aplicadas ao setor portuário. 

A iniciativa marca também a inauguração do UpLab São Vicente, novo hub do SENAI-SP dedicado à criação de soluções industriais de base tecnológica, alinhadas às demandas reais do setor produtivo. O espaço integra uma estratégia institucional de fortalecimento do ecossistema de inovação regional e de apoio ao desenvolvimento de negócios industriais inovadores. 

 Infratechs: inovação aplicada à infraestrutura logística

A Chamada de Startups para Tecnologias Portuárias recebeu 110 inscrições de startups de todo o estado. Após processo seletivo técnico, 35 foram pré-selecionadas, 15 apresentaram seus pitches e quatro foram escolhidas para participar do programa. Cada startup receberá até R$ 250 mil em recursos econômicos - entre mentorias, suporte técnico e acesso à infraestrutura da rede SENAI-SP - para desenvolvimento de suas soluções. 

As startups aprovadas desenvolverão tecnologias que respondem a gargalos logísticos e operacionais do ambiente portuário. São elas: 

  • Logos Tecnologia: plataforma inteligente de gestão de acessos com visão computacional e IoT.
  • Getter: sistema de segurança industrial com inteligência artificial
  • Subiter: scanner térmico para inspeções não destrutivas em cargas e
  • Anti-Algas: tecnologia ultrassônica para controle de organismos aquáticos 

A apresentação oficial das startups acontece no dia 3 de julho, durante evento que também marcará o lançamento do UpLab São Vicente. O encontro reúne representantes da prefeitura de São Vicente, do SENAI-SP, do Departamento de Infraestrutura da FIESP, além de lideranças do setor portuário e logístico, parceiros estratégicos e membros do ecossistema de inovação regional. O objetivo é aproximar diferentes frentes do setor produtivo e impulsionar soluções concretas para o ambiente portuário.

Startups destacam oportunidades e conexões  

Para Cleverson Santos, fundador da Logos Tecnologia, o programa representa uma oportunidade dar escala e mais impacto à atuação da empresa: “A chamada vai nos permitir melhorar nossa ferramenta, especialmente na área de segurança, para conectá- la a diversos terminais e apoiar a logística brasileira. Com o SENAI-SP chancelando nossa solução, ganhamos autoridade para alcançar novos clientes e ampliar o volume de transações”, afirma. 

Guilherme Laars, diretor de operações da Getter, destaca o papel do SENAI-SP na evolução da empresa: “A gente procura estar em redes que fomentam pesquisa, desenvolvimento e inovação, e essa chamada é uma chance de promover a maturidade da empresa e dos nossos produtos.” Ele também destaca a importância da parceria com o SENAI-SP: “O UpLab tem uma dinâmica forte de empreendedorismo e tecnologia. Essa convivência com o SENAI-SP traz maturidade e autoridade para empresas menores como a nossa.” 

Já Eduardo Novais, CEO da Subiter, ressalta a conexão com um novo mercado: “A expectativa é que o SENAI-SP nos aproxime do setor portuário, além de outras possibilidades de conexão. É uma parceria rica, que nos ajuda a disseminar uma tecnologia nova no Brasil com mais robustez técnica.” 

Theodoros Megalomatidis, CEO da startup Anti-Algas, reforça a importância do apoio técnico para dar escala à solução: “Já temos um sistema funcionando, mas agora conseguimos expandir de fato, aproveitando a expertise em mecânica e desenvolvimento do SENAI-SP.” 

As chamadas de startups representam uma ação estratégica para aproximar empreendedores dos desafios reais da indústria, promovendo o desenvolvimento de soluções com viabilidade técnica, aplicabilidade e impacto direto. A implantação do UpLab em São Vicente consolida essa estratégia, ao estabelecer um ponto de articulação entre inovação tecnológica e demandas locais, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema regional. 

A iniciativa segue o modelo de sucesso da primeira Chamada de Desenvolvimento Tecnológico do SENAI-SP, que em 2024 investiu R$ 7,5 milhões em 30 startups com soluções inovadoras e de aplicação transversal na indústria, reforçando o compromisso da instituição com o avanço da inovação e a promoção da transformação no setor produtivo.

UpLab São Vicente

Com o lançamento do UpLab São Vicente, o SENAI-SP amplia sua atuação estratégica na Baixada Santista e aposta na conexão entre startups e indústria como motor de transformação regional. A proposta do espaço é aproximar ideias inovadoras das reais necessidades do setor produtivo, promovendo a geração de novas soluções a partir das demandas locais. 

A unidade integra a rede estadual de 11 UpLabs e será voltada à residência de empreendedores e ao desenvolvimento de negócios de base tecnológica. O espaço conta com infraestrutura técnica, suporte especializado e conexão com o setor produtivo, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional e a criação de oportunidades para empreendedores focados em tecnologia. 

A unidade está localizada na Praça da Bandeira, nº 15 (1º andar), no centro de São Vicente. Startups e indústrias interessadas em conhecer o UpLab e desenvolver projetos com o apoio do SENAI-SP podem visitar o local presencialmente, ou, para mais informações, acessar o site: uplab.sp.senai.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.