SENAI-SP lança pós-graduação em Inteligência Artificial

01/09/2022 - atualizado às 08:57 em 01/09/2022

pos-graduacao inteligencia artificial

Curso forma especialistas para desenvolverem soluções de IA considerando a qualidade, a segurança, a sustentabilidade e a eficiência energética

 

O SENAI-SP acaba de lançar uma pós-graduação em Inteligência Artificial (IA), disponível na modalidade presencial tanto na capital paulista quanto no interior de São Paulo. O curso é oferecido em conjunto pelas Faculdades SENAI São Paulo Campus Anchieta – Vila Mariana e Campus Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle – Santo Amaro, além da Faculdade Felix Guisard, localizada em Taubaté.

Destinada para candidatos formados em Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelados nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia, Automação, Eletrônica e afins, a pós-graduação une teoria e prática por meio do desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial, possibilitando aos alunos a produção de um projeto de conclusão de curso ajustado aos seus interesses e necessidades.

Com a formação, os especialistas da área terão subsídios para usar, desenvolver e integrar sistemas computacionais inteligentes às aplicações de interesse, sejam elas industriais ou comerciais. A partir de técnicas de computação complexas, passam a resolver problemas relacionados à tomada de decisão automatizada, relevante para a sociedade moderna. 

A pós-graduação tem duração de 18 meses e as inscrições podem ser realizadas a partir do dia 1º de setembro. Os links de inscrição e todas as informações sobre o curso encontram-se ao final da matéria.

 

Concepção do programa

A Inteligência Artificial envolve conceitos de programação capazes de se desenvolver com a experiência do próprio sistema. Essas técnicas de aprendizado são implantadas por meio de diferentes tipos de algoritmos ou com a mistura deles, buscando aperfeiçoar o modelo inicial com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Principalmente com a chegada da Indústria 4.0, as soluções em IA vêm sendo aplicadas com sucesso em processos industriais em diferentes situações: processos comerciais de mineração de dados, busca por tomadas rápidas de decisão e sistemas públicos, para a solução de problemas a partir de diferentes necessidades da população.

Entre os conceitos de Inteligência Artificial estão as técnicas de aprendizagem de máquina, como Machine Learning e Deep Learning, que são obtidas por meio de métodos tradicionais de construção de algoritmos baseados, por exemplo, em Redes Neurais, Lógica Fuzzy e Algoritmos Genéticos. Quando associadas a métodos eficientes de mineração de dados, processos e ao reconhecimento de padrões, as técnicas de IA promovem oportunidades no desenvolvimento de soluções eficientes em sistemas produtivos de qualquer área de atuação. 

Por meio de recursos tecnológicos e um qualificado corpo docente, as Faculdades SENAI São Paulo propõem um ambiente propício ao desenvolvimento do curso e do potencial de seus alunos para a criação de soluções inovadoras em Inteligência Artificial.

 

SÃO PAULO CAPITAL

Faculdade SENAI São Paulo (Campus Anchieta – Vila Mariana)

Rua Gandavo, 550 - Vila Mariana - São Paulo/SP – CEP: 04023-001

Contatos: (11) 5908-9165 | faculdade109@sp.senai.br 

Faculdade SENAI São Paulo (Campus Suíça-Brasileira Paulo Ernesto Tolle – Santo Amaro)

R. Bento Branco de Andrade Filho, 379 - Santo Amaro, São Paulo/SP – CEP: 04757-000

Período de inscrições: 01/09/2022 a 28/09/2022

Data de início do curso: 28/09/2022

Vagas: 24 

SAIBA MAIS

 

 

INTERIOR (TAUBATÉ)

Faculdade Felix Guisard

Av. Independência, 846 - Independência - Taubaté/SP – CEP: 12031-001

Contatos: (12) 3609 5701 | maria.guimaraes@sp.senai.br | jose.peixoto@sp.senai.br

Período de inscrições: até 04/02/2023

Data de início do curso: 04/02/2023

Vagas: 25

SAIBA MAIS