SENAI-SP já garantiu vaga em 12 modalidades industriais da WorldSKills 2022 para etapa final, em Shanghai

15/02/2022 - atualizado às 16:08 em 17/02/2022

Quando o assunto é o desempenho dos nossos alunos na WorldSkills, o SENAI-SP, mais uma vez, tem motivos de sobra para comemorar: já conta com vaga em 12 modalidades industriais da WorldSKills 2022, que é a maior competição de ensino profissional do mundo. Até o momento, foram realizadas 19 seletivas das 56 modalidades (SENAI-SP participa de 52) para a competição mundial que acontecerá em outubro, em Shanghai. O SENAI-SP conta com 16 medalhas de ouro, nove de prata e duas de bronze.

A primeira seletiva aconteceu em 5 de outubro de 2020, mas ficou paralisada por conta do aumento das restrições pela pandemia Covid-19, e retomaram as atividades de 24 a 29 de janeiro de 2022, ocasião em que tivemos esse resultado divulgado. As seletivas das demais modalidades vão acontecer até o próximo dia 1º de abril.

Conheça um pouco mais sobre nossos medalhistas

O competidor Gabriel Silva, 20 anos, é um dos alunos que foi ouro que representará o SENAI-SP na Delegação Brasileira, durante a maior competição profissional do mundo: a WorldSkills 2022, que vai acontecer em Shanghai, em outubro. Ele é o campeão nacional na modalidade Gestão de Sistema de Redes TI: um ex-aluno do curso técnico de Redes de Computadores, que estudou na escola SENAI de Informática.

Gabriel aceitou o desafio proposto pelos professores e se preparou para a etapa nacional da WorldSkills. Para isso, passou por um treinamento intenso: estudou mais de 8h por dia, todos os dias, durante mais de dois anos. Quando a competição estava mais próxima, seus treinos ficaram ainda mais intensos e precisos. Seu esforço resultou na medalha de ouro, na seletiva nacional. Agora, já está se preparando para a WorldSkills 2022, em Shanghai.

“Estar aqui, hoje, é uma superação para mim: meu pai é motorista, minha mãe está desempregada, tenho mais duas irmãs, moro em Itaquera e desde cedo, aos 11 anos, tive muito interesse em estudar a área de Tecnologia da Informação. Nessa época, fiz meus primeiros cursos de Informática e Manutenção. Aos 15 anos, entrei na área de Design. Mas acabei optando por ficar na parte de Redes quando estava fazendo um estágio na Sabesp, pois fiquei fascinado por uma sala gigante, repleta de servidores. Assim, sai do emprego para especializar-me na área, aos 17 anos”, relembra Gabriel.

Camila dos Santos, 20 anos, é outra aluna olímpica que é ouro na modalidade de Eletrônica e estudou nas unidades do SENAI de Santana de Parnaíba e Itatiba. Sua história com as competições começou quando estava fazendo o ensino médio no SESI-SP, onde foi convidada para participar das seletivas, em 2018. Ela treinava pela manhã no SENAI-SP, fazia ensino médio à tarde e, à noite e aos sábados, se mantinha nos treinos. A rotina de estudos intensos foi mantida mesmo após ela ter entrado na faculdade de Engenharia Elétrica, em São Paulo.

“Eu passei na seletiva que ocorreu em setembro de 2019, um pouco antes da competição estadual, que foi em dezembro de 2019. Em novembro daquele ano, meu irmão mais velho faleceu com apenas 20 anos. Isso me abalou muito, mas enfrentei a situação e, então, fui para a competição. Eu venci quebrando os estereótipos, pois era a única mulher participando na modalidade, e até mesmo superando minhas dores”, celebra Camila, que quer ser ouro no mundial e representar as mulheres na área de Eletrônica.

Na modalidade Confeitaria, o ouro foi para Matheus Guilherme Marchetti, 22 anos, aluno da escola SENAI “João Martins Coube”. Ele contou com o apoio dos pais para seguir seu sonho de ser confeiteiro, porém, sua família é de Jaú e não tinha condições de pagar o curso e o transporte para Bauru, que era a unidade do SENAI-SP mais próxima com o curso de Confeitaria. Aos 16 anos, Matheus conseguiu um emprego em um supermercado, na cidade de Bauru, e pode pagar seus estudos.

“Iniciei o curso em 2018, conheci as competições e estou participando até hoje. Quando tivemos a reunião para passar as informações sobre as seletivas, eu vi os alunos do mundial e meus olhos brilharam, pois queria muito chegar nessa fase e estou aqui. Decidi sair do trabalho e, desde então, dedico-me às competições. Já posso afirmar que valeu a pena: desde 2019, venho conquistando as medalhas de ouro nas seletivas e estou indo para Shanghai”, comemora Matheus.

Confira a lista de compedidores por modalidade:

WorldSkills

A competição conta com mais de 85 países inscritos nas 56 ocupações industriais, divididas em seis categorias: Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias da Construção civil e Edificações, Transporte e Logística, Moda e Criatividade e Serviços.

O SENAI, representante brasileiro oficial da competição, submete os alunos inscritos a um Projeto Teste que simula uma situação real da sua ocupação com a proposta de avaliar suas competências técnicas e socioemocionais – e, os que conquistam a medalha de ouro, garantem uma vaga na comitiva pra Shanghai.

Ao todo, a seletiva nacional conta com 279 competidores de todos os estados da federação concorrendo as vagas para formação da Delegação Brasileira.

Próximas seletivas

De 21 a 25/2, acontecerá a etapa São Paulo da Seletiva Nacional para WorldSkills Shanghai, na escola SENAI “Roberto Mange”, em Campinas, nas modalidades: Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Manufatura Aditiva,Construção Digital – BIM, Tecnologia do Desing Industrial e Integração de Sistemas Robóticos. 

No mesmo período, a seletiva acontece também na escola SENAI “Jorge Mahfuz”, em Pirituba, nas das modalidades: Energias Renováveis, Tecnologia Optoeletrônica e Arte Digital Games 3D (Desempate), sendo que nas duas primeiras não haverá competição, pois devido a sua alta complexidade, só se inscreveram os competidores do SENAI-SP, já classificados para etapa mundial em Shanghai. Na ocupação Arte Digital Games 3D ocorrerá o desempate entre Paraná e Rio de Janeiro.

Para fechar a etapa de São Paulo, de 14 a 18/03, o SENAI “Nadir Dias de Figueiredo”, em Osasco, vai sediar a disputa para categoria de Soldagem, onde competidores de sete estados distintos também vão mostrar todo o seu talento para conquistar o direito de representar o seu país no maior torneio de formação profissional do mundo.