Senai-SP investiu R$ 8,2 milhões e mais que triplicou vagas para aprendizagem industrial em Itu desde 2007

01/11/2013 - atualizado às 19:41 em 13/11/2013

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp, de Itu

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Paulo Skaf, apresentou, na manhã desta sexta (01/11), em Itu, os investimentos realizados na escola Ítalo Bologna – unidade que é referência no ensino e qualificação de pessoas com deficiência.

“O Senai-SP investiu nessa unidade R$ 8,2 milhões desde 2007”, afirmou Skaf.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Skaf durante a visita à escola de Itu: de 977 alunos, apenas 17 estão sem emprego.

Segundo o presidente das duas instituições, a escola ampliou a oferta para jovens aprendizes nos últimos três anos. “O número de vagas em aprendizagem industrial da escola passou de 292 para 977, ou seja, mais que triplicou nos últimos anos. Já o numero de cursos foi ampliado de três para oito”, afirmou.

Além disso, Skaf informou que, destes 977 alunos, apenas 17 estão desempregados. “Ou seja, 960 já estão inseridos no mercado de trabalho”, disse.

De acordo com ele, nesse mesmo período, foram criados quatro cursos técnicos: técnico em mecânica, eletroeletrônica, eletromecânica e informática. “Somando tudo, temos 448 novas vagas, todas gratuitas. Já o total de horas de serviços técnicos e tecnológicos saltou de 8 mil para 22 mil horas”.

Novos laboratórios

Além disso, cinco novos laboratórios foram criados em áreas como eletrônica, informática e eletromecânica. “Enfim, todos os setores de atuação da escola receberam investimentos”.

Skaf ressaltou a necessidade de transformação da sociedade por meio da educação. “O Senai-SP dá oportunidade de desenvolvimento – e isso é muito especial”. Ele ainda afirmou que a unidade do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) de Itu, que está em fase de conclusão, será inaugurada em dezembro deste ano.

O agradecimento a todos os colaboradores que fazem do Senai-SP uma instituição que é referência para todo o Brasil não ficou de fora. “O Senai é realizador, feito de guerreiros, de 18 mil batalhadores. Faz muito para São Paulo, para a educação, para a formação profissional, para a indústria, enfim, para toda nossa sociedade”, encerrou.

Foto: Everton Amaro/Fiesp
A escola Ítalo Bologna, em Itu: investimentos em cursos técnicos e laboratórios

Em nome da inclusão

Fundado em 1947, o Senai de Itu é um dos mais antigos da rede e, desde novembro de 1996, desenvolve políticas específicas para o desenvolvimento e difusão de metodologias e tecnologias de inclusão de pessoas com deficiência.  Além de oferecer cursos de capacitação para a comunidade em geral, a unidade atende empresas que desejam desenvolver projetos de inserção de profissionais com esse perfil no mercado de trabalho.

O superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni,  afirmou que a ampliação das instalações e da capacidade de atendimento de alunos é o resultado da visão empreendedora de Paulo Skaf, ”que apoiou incondicionalmente as melhorias necessárias para a unidade”.

De acordo com Vicioni, com as melhorias recebidas, a unidade de Itu passa a atender com ainda mais qualidade as grandes demandas da indústria da região.

Vicioni ressaltou ainda o trabalho que a escola faz na educação e na qualificação de pessoas com deficiência. “É desta escola que nascem todos os programas e iniciativas que atendem as escolas no estado”, explicou.

De acordo com José Rubens Nunes, secretário da Prefeitura de Itu que falou em nome do prefeito local, Antonio Luiz Carvalho Gomes, a parceria entre o município e as instituições, “faz com que a cidade tenha, ao longo dos últimos anos, se tornando um  polo atrativo de empresas, com alta criação de empregos”.