Senai-SP inaugura, nesta sexta-feira (18/10), dois novos centros profissionalizantes no centroeste do Estado

18/10/2013 - atualizado às 15:54 em 18/10/2013

Agência Indusnet Fiesp

Nesta sexta-feira (18/10), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Paulo Skaf, e o superintendente do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Walter Vicioni, participarão de solenidades de abertura de dois núcleos profissionalizantes do Senai-SP no interior paulista.

Está programada para 9h a inauguração do o Centro de Treinamento Senai Mirassol, unidade criada para apoiar a competitividade das indústrias moveleiras da região, que já se projeta como o quinto polo do setor de móveis no estado, com mais de 230 fábricas e empregando mais de 5,7 mil pessoas, somente nas cidades de Mirassol, Jaci e São José do Rio Preto.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Centro de Treinamento Senai Mirassol, unidade criada para apoiar a competitividade das indústrias moveleiras da região

O novo centro de treinamento irá atender indústrias dos municípios de Mirassol, Jaci, São José do Rio Preto, Bálsamo, Catanduva, Ibirá, Neves Paulista, Tanabi, Olímpia, José Bonifácio, Monte Aprazível e Novo Horizonte.

Às 15 horas do mesmo dia será inaugurado o Núcleo de Joalheria da Escola Senai Antonio Devisate, na cidade de São José do Rio Preto.

O novo espaço de capacitação profissional reforçará a cadeia produtiva joalheira, segmento que nos últimos anos vem se consolidando como importante fonte de emprego e renda para a região e já é considerado o segundo polo do segmento no país.

A região, que reúne cerca de 200 fábricas do setor que empregam 4,5 mil trabalhadores, irá criar, em breve, um condomínio joalheiro no Distrito Industrial Ulisses Guimarães, próximo ao aeroporto. Em fase inicial de implantação, o primeiro cluster de joias do país prevê aglutinar 50 fábricas, uma central de fundição, centro de eventos e áreas específicas para designer e prototipagem. 

Estrutura e Capacitação de Qualidade

O Núcleo de Joalheira da Escola Senai Antonio Devisate está instalado em uma área de  600 metros quadrados e é composto por sete oficinas, três laboratórios e duas salas de aula. Nele serão oferecidos os cursos de aprendizagem Industrial de Confeccionador de Joias e programas de formação inicial e continuada para tratamento de superfície, design, cravação e estamparia, gemologia, prototipagem, lapidação de pedras e acabamento.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Aluna do curso de Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Joias.

Com 2,5 mil metros quadrados de área construída o Centro de Treinamento Senai Mirassol foi instalado  na antiga sede da Metalúrgica Damarco.

O prédio passou por completa reforma para se transformar neste Centro de Treinamento com três salas de aula, sala de desenho, três laboratórios (Hidráulica e Pneumática; Informática; Metrologia) e quatro oficinas (Serralheira e Solda; Mecânica; Movelaria; e Máquinas CNC para movelaria).

O novo centro foi equipados com máquinas de última geração, que serão utilizados para capacitar profissionais nos segmentos de projeto, design e fabricação de móveis. Além da área de madeira e mobiliário, a escola também oferecerá formação profissional para as áreas de metalmecânica e solda.