SENAI-SP firma parceria com Associação Empresarial de Portugal e Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

20/10/2022 - atualizado às 17:35 em 21/10/2022

Protocolos visam ações de capacitação profissional, incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento de ecossistemas de inovação

 

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, o SENAI-SP firmou parceria com importantes instituições de Portugal para fomentar o desenvolvimento da indústria paulista, com foco nas micro, pequenas e médias empresas (MPEs). A Associação Empresarial de Portugal (AEP) oficializou assim o seu interesse em estabelecer uma cooperação com o SENAI-SP no treinamento executivo, bem como ações na Internacionalização de empresas e Empreendedorismo. Já o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) atuará junto ao SENAI-SP nas áreas de Empreendedorismo e Aceleração de Startups, Educação Executiva e Tecnologia. O foco será o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, ofertas de treinamentos em Educação Executiva e parcerias tecnológicas.

Por meio de videoconferência, as assinaturas dos protocolos de intenções foram firmadas pelo presidente da FIESP e do SENAI-SP, Josué Gomes da Silva; o diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra; o presidente da AEP, Luis Miguel Magalhães Ribeiro; bem como o Executivo do Conselho de Administração da associação, Paulo José das Neves Vaz; e a presidente da UPTEC, Joana Rita Pinho Resende.

Parceria Portugal - Reuniao

“Tenho a segurança que vamos aprender muito com esse protocolo e certamente o SENAI-SP dará toda atenção para colocá-lo em prática da melhor forma. Além disso, sei da qualidade de ensino do Porto e do seu centro de desenvolvimento de tecnologia, e assim, acredito que muito podemos fazer em conjunto”, destacou o presidente da FIESP e SENAI-SP.

Josué salientou o momento oportuno em que o SENAI-SP foca nas MPEs paulistas, através da Jornada de Transformação Digital, que já atende cerca de 4.650 empresas com etapas de digitalização e tem como meta atender 40 mil indústrias em quatro anos. Segundo ele, tais convênios contribuirão tanto no aprimoramento da Jornada quanto no incentivo para criação de iniciativas semelhantes à Jornada em Portugal. Ele também ressaltou a temática ESG (sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance), ou seja, foco em ações de cunho ambiental, social e de governança. Tal tema também é foco da instituição brasileira no desenvolvimento da indústria e capacitação profissional.

Parceria Portugal - Reuniao

A importância do desenvolvimento humano foi um dos focos da fala de Luis Miguel no evento: “Qualificação em recursos humanos é um fator que todas as empresas precisam aprimorar. É um problema atual e, com esse protocolo, estamos criando condições para resolvê-lo em ambos países”. Fundada em 1849, a AEP é a maior associação empresarial de Portugal e, com o estatuto de Câmara de Comércio e Indústria, desenvolve um amplo trabalho de apoio às atividades econômicas portuguesas em diversas áreas.

O UPTEC apoia a criação e desenvolvimento de projetos empresariais nas artes, ciências e tecnologias, através do compartilhamento de conhecimento entre a universidade e o mercado. Para Joana, agora a prioridade é conversar entre as instituições e startups para acelerar o desenvolvimento tecnológico e gerar programas que possam contribuir “com a evolução de nossas economias e sociedades”. Desde o início da sua atividade, em 2007, o UPTEC apoiou mais de 660 ideias de negócio.