Senai-SP encerra 2013 com três novas unidades e mais de 900 mil matrículas

19/12/2013 - atualizado às 18:36 em 04/02/2014

Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp

O saldo do ano de 2013 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) é positivo. São de 165 unidades no Estado, das quais 91 fixas e 74 móveis. O número total de matrículas, até outubro, foi de 901.705.

Foram inauguradas três escolas da rede nas cidades de OurinhosPompeia e Mirassol, além de um núcleo de joalheria em São José do Rio Preto.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Paulo Skaf e Walter Vicioni durante a inauguração do Núcleo de Joalheria na unidade do Senai-SP em São José do Rio Preto

Merece registro ainda a inauguração, em 21 de junho, em Rio Claro, do Laboratório de Ensaios em Implantes da Escola Senai Manoel José Ferreira. O espaço foi criado para apoiar a competitividade do segmento e tem como objetivo oferecer ensaios físicos e químicos para as indústrias da região. Desde 2008, Rio Claro – município a aproximadamente 180 kms da capital paulista – vem se projetando como polo de fabricação e desenvolvimento de implantes e instrumentais cirúrgicos para os setores de ortopedia, neurologia e bucomaxilofacial.

Em número de cursos, são 88 na área de aprendizagem industrial, 40 técnicos de nível médio e 40 de educação à distância. Isso além de 16 faculdades, 17 cursos de graduação tecnológica e 25 de pós-graduação lato sensu (especialização).

WorldSkills

Os alunos do Senai-SP brilharam no maior torneio do ensino profissionalizante do mundo, o WorldSkills, realizado na cidade de Leipzig, Alemanha, entre os dias 2 e 7 de julho.

Na média, 50% dos estudantes brasileiros que participaram do evento eram do time da instituição.

Ao todo, esses jovens voltaram para o Brasil com sete medalhas, das quais duas de ouro, quatro e prata e uma de bronze. A próxima edição da disputa será realizada em 2015, na capital paulista.

Foto: Júlia Moraes/Fiesp
Skaf e os alunos do Senai-SP que participaram do WorldSkills 2013: reconhecimento

São Paulo Skills

Maior competição de ensino profissionalizante das Américas, o São Paulo Skills foi realizado entre os dias 25 e 29 de setembro no Anhembi, na capital paulista.

Participaram do torneio 737 alunos de 83 escolas do Senai-SP de 61 municípios paulistas. Isso em 55 modalidades de 19 áreas tecnológicas. Um sucesso total.

Dentro das atividades da São Paulo Skills, destaque para o Inova Senai, premiação que destaca projetos inovadores desenvolvidos nas escolas da rede. A iniciativa registrou 80 trabalhos, diante e 262 inscritos. Foram premiados projetos em nove categorias.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
O SP Skills, no Anhembi: evento é referência para estudantes do ensino profissional de todo o Brasil

E tem mais

Além de todas essas ações, é impossível não citar o programa Proeducador, que em 2013 teve oito cursos concluídos até o mês de novembro.

Pronatec, com 80.603 matrículas em cursos de qualificação profissional e 1.643 em cursos técnicos, também é digno de aplausos.

Foto: Helcio Nagamine/Fiesp
Skaf no encontro com os professores do Senai-SP na tarde deste sábado (28/09), no Anhembi

Parceria com o AfroReggae

Por meio de parceria com o grupo cultural AfroReggae, apoiada pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan), o Senai-SP ajudou a qualificar profissionalmente e assim preparar para o mercado egressos do sistema prisional.

Dessa forma, foram dez formandos como padeiro.

Foto: Tâmna Waqued/Fiesp
Antero José Pereira, presidente do Sindipan, elogiou a qualificação dos alunos pelo Senai-SP.

No ano que vai nascer

Além de todos os destaques de 2013, a boa notícia é que, em 2014, o Senai-SP vai fazer ainda mais pela educação no estado.

A estimativa de matrículas, por exemplo, é de 998.853.

Em matéria de novas escolas, há a previsão de abertura de mais cinco unidades nas cidades de Araras, Bragança Paulista, Cruzeiro, Mauá e São Caetano do Sul.

Serão implantados ainda dois núcleos de design, um na capital e um no interior. Será oferecido ainda um curso superior de tecnologia de design de produto.

Outra novidade que virá para fazer a diferença: a abertura de mais três escolas móveis para o setor de aviação, nas áreas de célula (estruturas metálicas), motores e materiais compósitos.

Está prevista ainda a conclusão de dois centros: um de nanotecnologia, o Centro Senai-SP de Novos Materiais Avançados e Nanocompósitos, na Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo, com investimentos de R$ 17,5 milhões, e o Centro Senai-SP de Manufatura Avançada e Microfabricação, na Escola Senai Suíço-Brasileira, em Santo Amaro, na capital paulista.

Arte: André Tamane/Fiesp