SENAI-SP e Suíça celebram 50 anos de parceria em educação, inovação e tecnologia

31/05/2023 - atualizado às 16:07 em 31/05/2023

O evento contou com a presença de autoridades suíças, incluindo Martin Candinas, presidente da Assembleia Federal da Suíça e Pietro Lazzeri, embaixador da Suíça no Brasil

O SENAI-SP completou 50 anos de parceria com a Suíça. Para comemorar o jubileu, a escola SENAI Suíço-Brasileira “Paulo Ernesto Tolle”, no dia 24 de maio, recebeu a visita da comitiva com autoridades suíças, incluindo Martin Candinas, presidente da Assembleia Federal da Suíça e Pietro Lazzeri, embaixador da Suíça no Brasil. Além deles, estavam presentes Eric Nussbaumer, primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados e Maja Riniker, segunda vice-presidente da Câmara dos Deputados. A parceria acontece nas áreas de educação, inovação e tecnologia.

Candinas destacou o sistema de ensino da Suíça, que combina teoria com prática, assim como acontece no SENAI-SP. O governante também confirmou o interesse do país em continuar a parceria, juntamente com a Swissnex, agência de fomento em educação, pesquisa e inovação. Além de um programa de intercâmbio entre alunos; e estreitar iniciativas com empresas suíças, incluindo startups, que querem investir e trabalhar no Brasil. 

 

Segundo Rafael Cervone, presidente do CIESP e vice-presidente da FIESP, aliar a teoria à prática faz a diferença para os alunos do SENAI-SP. “Isso é algo que, ao longo dos 50 anos, nós todos aprendemos. Não capacitamos pessoas, técnicos ou engenheiros, nós formamos lideranças, pessoas que transformam a sociedade. Juntos, nós vamos fazer muito mais.  A solução, hoje, está na união de esforços, e trabalharmos - cada vez mais - juntos, unidos, para transformarmos a sociedade”, pontua. 

Após visitar as instalações da escola e do Instituto de Inovação em Manufatura Avançada e Microfabricação, o grupo inaugurou uma placa em homenagem aos 50 anos da parceria SENAI-SP com o governo Suíço. 

“O SENAI-SP tem muito orgulho dessa parceria com a Suíça. Muitos diretores e presidentes de empresas brasileiras se formaram nesta escola. A herança suíça, o amor pelo bom trabalho e pela qualidade em tudo que fazem, unem-se aqui”, finaliza Osvaldo Lahoz Maia, assessor da diretoria regional do SENAI-SP.