SENAI-SP e Grupo CCR firmam parceria para impulsionar desenvolvimento e formação profissional do setor metroferroviário

04/09/2024 - atualizado às 13:08 em 04/09/2024

Instituições unem esforços para ampliar ações de educação, programas de eficiência energética, além de projetos de pesquisa e desenvolvimento em sustentabilidade 
 

O SENAI-SP e o Grupo CCR assinaram na última quinta-feira (29) um protocolo de intenções para a cooperação nas áreas de Educação Profissional, Inovação e Tecnologia para o setor metroferroviário. O encontro contou ainda com representantes do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária). 

Josué Gomes, presidente da FIESP e do SENAI-SP, afirmou que a união entre SENAI-SP, CCR e o setor metroferroviário certamente trará grandes avanços para a infraestrutura do País. "É muito bom, em primeiro lugar, que a gente tenha uma empresa da qualidade da CCR ajudando a melhorar a infraestrutura brasileira e, portanto, a competitividade da indústria, prestigiando os fornecedores nacionais, E, obviamente, de braços dados com o Senai, que é uma instituição espetacular, que olha para o futuro desde o seu nascimento, há mais de 80 anos." 

Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, afirmou que o Brasil precisa passar por uma neoindustrialização, e "que o setor que representamos é fundamental para essa agenda. Portanto, podem contar com o nosso engajamento e investimento, faremos essa parceria ser muito bem-sucedida." 

Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, também ressaltou a grande relevância da iniciativa, "a CCR é uma empresa extremamente representativa, que tem crescido a sua operação no nosso país, e que se une a esse objetivo de transformar uma escola SENAI em um grande centro de referência para o setor metroferroviário." 

Crescimento do emprego no segmento 

Destaca-se a relevância da iniciativa diante do crescimento contínuo do emprego no segmento de transporte de passageiros sobre trilhos no estado de São Paulo, que segundo estatísticas oficiais, expandiu 28,43% nos últimos 17 anos, com um ritmo de aumento médio anual de 1,58% a.a.   

“Não tenho dúvidas que, ao contar com a competência e a capilaridade do SENAI, vamos para um novo patamar de formação de mão de obra para essa indústria que é tão importante e segue expandindo em nosso país, principalmente, quando pensamos na sustentabilidade de nossas cidades", pontuou Márcio Hannas, CEO da CCR Mobilidade. 

Experiência nas unidades de negócio 

Desde 2023, o SENAI-SP já aplicou mais de 70 cursos para colaboradores da CCR Mobilidade diretamente nas unidades de negócio.  

Até julho deste ano, foram realizados treinamentos com profissionais das áreas de Atendimento, Administrativo e Manutenção que totalizam mais de 600 turmas e cerca de 11 mil horas de capacitação.