SENAI-SP e Gerdau Graphene desenvolvem pesquisas e projetos de inovação para aplicar grafeno em plásticos para indústria

11/02/2022 - atualizado às 13:56 em 14/02/2022

O SENAI-SP, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados, e a Gerdau Graphene se uniram para desenvolver pesquisas e projetos inovadores para aplicações industriais de grafeno em diversos tipos de plásticos. A iniciativa tem apoio financeiro da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

A EMBRAPII atua no fomento da inovação e da competitividade do setor produtivo da indústria brasileira, por meio de parcerias entre empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas. Para realizar as pesquisas aplicadas, a EMBRAPII possui diversas unidades credenciadas. Dentre elas, está o Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados, localizado no SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo.

Tecnologia e inovação de ponta

O grafeno é um nanomaterial à base de carbono, considerado o material mais fino do mundo e o mais resistente já conhecido, cerca de 200 vezes mais forte do que o aço, com grande potencial para revolucionar a indústria tecnológica graças às suas características, como resistência, leveza, transparência, flexibilidade, e condutividade elétrica.

Com ele, os pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados estão produzindo materiais mais leves, resistentes e sustentáveis para uso em diferentes áreas industriais: automotiva, aeroespacial, saúde e energia. A tecnologia vai atuar em duas frentes: menor utilização de material para produção e potencialização da utilização de materiais recicláveis, ambas com ganhos nos índices de resistência e sustentabilidade.

O Instituto está instalado no SENAI Mario Amato, localizado em São Bernardo do Campo e é referência em Química, Polímeros e Nanotecnologia, justamente o que levou a Gerdau buscar a instituição como parceira. Segundo a companhia, o projeto é a sua terceira frente de pesquisa sobre grafeno, sendo um deles o posto avançado no Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno (GEIC, da sigla em inglês) da Universidade de Manchester, no Reino Unido.