SENAI-SP e Fundação Iochpe assinam protocolo de intenções para projetos de pesquisa e formação profissional

11/09/2024 - atualizado às 13:55 em 11/09/2024

A parceria aconteceu durante o evento de celebração dos 35 anos da Fundação Iochpe e do Instituto Arte na Escola

No dia 26 de agosto, o SENAI-SP e a Fundação Iochpe assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de elaboração e execução de projetos de pesquisa e formação profissional.

“É motivo de grande satisfação assinar, juntamente com Ricardo Terra – diretor regional do SENAI-SP -, um Protocolo de Intenções entre a Fundação e o SENAI-SP. Ambas as instituições visam a educação e o engrandecimento do País, através da qualificação de nossos jovens”, afirmou Josué Gomes, presidente da FIESP e do SENAI-SP. 

Gomes reforça a importância do trabalho da Fundação Iochpe e de seus fundadores, Evelyn e Ivoncy Ioschpe, que – segundo ele - eram brasileiros preocupados com o verdadeiro desenvolvimento econômico e social. “Eles deixaram esse legado impressionante não só na área econômica, com suas empresas, mas também na área social, através da Fundação Iochpe. É um privilégio receber vocês que dão continuidade a esse trabalho”, completa o presidente da FIESP. 

De acordo com Dan Ioschpe, presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion e 2º Vice-Presidente da FIESP, a fundação sempre priorizou ter uma visão relevante de responsabilidade social, de como realizar isso com extremo profissionalismo e competência para que pudessem atrair empresas parceiras relevantes, pessoas, estudantes e educadores. 

“Estamos honrados em poder colaborar com o SENAI numa iniciativa tão grandiosa como esta. Sabemos que esse tipo de iniciativa pode amparar milhares de jovens. É mais uma ação que realizamos sempre buscando ampliar o acesso dos jovens à educação e ao mercado de trabalho”, diz Claudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe. 

O evento aconteceu no prédio da FIESP, em Sãp Paulo, e foi conduzido por Claudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe e Instituto Arte na Escola e teve participação de Marcos Oliveira, diretor-presidente da Iochpe-Maxion. Após a abertura, a celebração contou com dois painéis, um sobre o Futuro do Trabalho - Novas Tecnologias e o Impacto nas Empresas, em que participaram Walter Schalka, líder da força-tarefa de Emprego e Educação do B20 e Conselheiro da Suzano, Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil e Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil. E o segundo foi um bate-papo com jovens do Formare, projeto idealizado pela Fundação Iochpe, que teve a mediação de Beth Callia, coordenadora-geral do programa.  

 

Fundação Iochpe 

Sobre a Fundação Iochpe: organização sem fins lucrativos, mantém mais de 35 anos o Programa Formare, referência no Brasil que proporciona formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Mantido em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação profissional inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda do ensino médio matriculados em escolas públicas. Em mais de 30 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou mais de 26 mil jovens, e o índice de formalização no mercado de trabalho chega a 93% dos egressos nos últimos dez anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Plano CDE. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) aqui no Brasil e pela UTSLP (Universidade Tecnológica de San Luis Potosí) e UTCH (Universidade Tecnológica de Chihuahua), ambas no México.