Senai-SP e entidade suíça discutem futura cooperação para transferência de tecnologias educacionais

13/08/2015 - atualizado às 16:25 em 06/04/2022

Alex de Souza e Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp 

Simultaneamente à WorldSkills São Paulo 2015, maior torneio de formação profissionalizante do mundo, diversos eventos paralelos têm reunido especialistas em educação profissional, representantes da indústria e do setor de serviços para discutir maneiras de aperfeiçoar a formação profissionalizante e difundir essa modalidade de ensino no país.

Na tarde desta quinta-feira (13/8), no Centro de Convenções do Anhembi, o diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, se reuniu com o suíço Franz Probst, presidente e fundador da SkillSonics, para compartilhar ideias sobre ensino profissionalizante e estudar possibilidades de cooperação.

A SkillSonics é uma espécie de Senai da Suíça, que capacita mão de obra para atuar na indústria. Braço educacional da Swiss Mechanical and Electrical Engineering Industries (Swissmem), entidade análoga à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a SkillSonics realizou um projeto de capacitação técnica na Índia, que certificou mais de 150 aprendizes de oito empresas utilizando a metodologia empregada em escolas de ensino profissionalizante da Suíça.

O objetivo dessa entidade é adaptar o modelo educacional suíço às necessidades de nações parceiras em estágio de desenvolvimento. Para o presidente da SkillSonics, Franz Probst, o Senai é uma referência internacional de ensino profissionalizante e um parceiro em potencial com muito a oferecer. “Queremos fechar acordos de cooperação técnica com entidades que tenham os mesmos objetivos que nós temos, para que possamos aprender e também compartilhar o que sabemos”, destacou Probst.

Em contrapartida, Walter Vicioni afirmou que o Senai-SP está aberto a ações futuras de cooperação. Ele lembrou que o próprio Senai foi influenciado por metodologias de ensino de outros países. “A Escola Senai Suíço-Brasileira “Paulo Ernesto Tolle” é resultado de um acordo de transferência de tecnologias educacionais”, lembrou.

Como resultado desse encontro, representantes das duas instituições se reunirão nos próximos meses para analisar os currículos e as metodologias educacionais, a fim de encontrar um modelo que atenda às necessidades de capacitação de mão de obra das duas nações.