Senai-SP de Jacareí deve ficar pronto em meados de 2015, diz Paulo Skaf

24/05/2013 - atualizado às 16:50 em 12/04/2016

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

Além da reforma e novas estruturas da escola do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), a cidade de Jacareí vai receber uma nova escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

A obra deve ficar pronta até meados de 2015.

O anúncio foi feito por Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Sesi-SP e do Senai-SP, ao participar na manhã desta sexta-feira (24/05) da inauguração de novas instalações do Sesi-SP na cidade.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Paulo Skaf cerimônia de inauguração do Sesi-SP Jacareí.

Pouco depois das 9h, Skaf chegou à escola e foi recebido por professores, pela diretoria da unidade e pelos alunos.

Durante seu discurso de inauguração, ele anunciou a construção do Senai-SP.

“Vamos construir um Senai-SP aqui pertinho. Se tudo ocorrer como o esperado, vamos iniciar a obra em junho. É uma obra de pouco mais de um ano e meio. Então, provavelmente em 2015 teremos uma escola Senai-SP”, afirmou Skaf.

Sesi Jacareí

O projeto das novas instalações da escola do Sesi-SP inclui 19 salas de aula, uma área de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, dois laboratórios de informática educacional, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química, física e biologia, uma sala multidisciplinar, uma sala de atendimento aos pais, cozinha com despensa e refeitório e quadra poliesportiva coberta.

Dos 980 estudantes, 449 são atendidos em tempo integral de ensino. A unidade oferece ensino fundamental em tempo integral, o que permite que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

A escola também oferece ensino médio para 190 alunos, sendo 88 deles também estudantes do ensino técnico do Senai-SP, e educação para jovens e adultos, beneficiando 215 pessoas.

Em seu pronunciamento, Skaf disse que a estrutura é importante, mas papel principal é do professor. “Se o professor não tiver a paciência, não oferecer equilíbrio, não adianta ter construções bonitas. Dentro das escolas do Sesi-SP, nós temos professores treinados, que realmente se preocupam em passar seus conhecimentos.”

“Aproveitem a escola, aprendam o máximo, pratiquem esportes, explorem essa escola”, aconselhou Skaf aos alunos que participaram da cerimônia de inauguração.

Pouco antes, o superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves, reafirmou o compromisso da entidade no crescimento pessoal dos alunos do Sesi do Senai a partir da sua relação com o professor.

Ênfase na relação professor-aluno

“O desenvolvimento só pode acontecer com o crescimento das pessoas. O Sesi-SP e o Senai-SP têm um papel importantíssimo nesse processo”, afirmou.

O Sesi-SP desenvolve seu próprio material didático, aplicando a metodologia conhecida como Sistema Sesi-SP de Ensino, que engloba processos de ensino, aprendizagem e pesquisa.

“O nosso sistema de ensino tem foco principal na relação do professor com o aluno e se baseia no aprender e não no ensinar. Então os esforços dos nossos professores estão voltados para que o aluno aprenda da melhor maneira”, completou Vicioni.

O vice-prefeito de Jacareí, Adel Charaf Eddine também participou da ocasião e colocou a Prefeitura à disposição para apoiar novos projetos da Fiesp na área de educação na cidade.

“Para nós é importante que a Prefeitura esteja em parcerias com a Fiesp. Jacareí é uma cidade que cresceu muito e queremos crescer juntos com vocês”, afirmou Eddine ao diretores presentes e a Paulo Skaf.