Senai-SP de Itu desenvolve material didático de inclusão digital para pessoas com deficiência

23/09/2014 - atualizado às 11:34 em 23/09/2014

Foto: Divulgação
Edson Lobato participa da primeira aula do Aprenda a Clicar.

A escola Ítalo Bologna do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), instalada no município de Itu, foi a responsável pelo desenvolvimento de todo material didático utilizado pelo programa de inclusão digital para deficientes visuais Aprenda a Clicar, da unidade de Mauá do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP).

No último sábado (20/09), a unidade do Sesi-SP deu início ao curso inédito e gratuito totalmente adaptado para atender desde pessoas com baixa visão até cegos.

"Acho formidável esta inciativa de oferecer este curso a um público constantemente excluído. Acredito que irá fazer muito bem para todos nós, tanto pelo novo conhecimento, quanto pela autoestima, que se eleva a cada vez que somos vistos e cuidados. Agora o próximo passo é fazer com que nós mesmos, deficientes visuais, possamos aproveitar esta oportunidade", afirmou o aluno Edson Lobato, presidente da Associação Mauaense de Apoio aos Deficientes Visuais (Amadevi).

Para a aluna Eliane de Moraes Heraclio, o curso serve também como estímulo contra a depressão. "Esse curso vai ajudar muito minha autoestima, porque sei que vou conseguir aprender e não vou largar desta vez! Eu vou até o fim e melhorarei a cada dia. Também acho que essa agilidade que a gente usa aqui na aula serve para melhorar o dia a dia e inclusive vai me ajudar num tratamento que faço contra a depressão", comentou.

Foto: Divulgação
Para Eliane de Moraes Heraclio, curso ajudará inclusive no tratamento contra a depressão. 

A primeira programação será composta por duas turmas que totalizam 36 alunos, sendo 31 deficientes e cinco acompanhantes. As aulas serão ministradas aos sábados e terão duração de três horas. A unidade já aceita inscrições para novas turmas.

O curso integra o programa Educação Num Clique, que tem o objetivo de facilitar a inserção de jovens e adultos trabalhadores no mundo digital e ampliar seus conhecimentos para atuar no mercado de trabalho. Para se inscrever, o interessado deve ter idade mínima de 14 anos e cursar ou ter concluído o ensino fundamental.

Com duração de 30 horas, o curso Aprenda a Clicar inclui noções básicas de informática e uso de aplicativos como o Word, Excel e Power Point. O aluno também aprenderá conceitos de navegação segura, uso de e-mail e interação social na internet.

As aulas são realizadas em plataforma digital e os instrutores auxiliam os participantes no desenvolvimento do seu potencial. Ao se familiarizar com novas tecnologias e interagir com os outros participantes, o aluno tem a oportunidade de ampliar seu conhecimento, sua cultura e estar mais bem preparado para o mercado de trabalho. Ao término do curso, o aluno recebe certificado de participação.

Para se inscrever, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O candidato menor de idade deve estar acompanhado pelo pai, mãe ou responsável portando CPF e RG para efetuar a matrícula.

Escola Ítalo Bologna do Senai-SP

Fundado em 1947, o Senai-SP de Itu é um dos mais antigos da rede e, desde novembro de 1996 desenvolve políticas específicas para o desenvolvimento e difusão de metodologias e tecnologias de inclusão de pessoas com deficiência.

Mais de 6 mil alunos já foram preparados para o ingresso no mercado de trabalho e cerca de 430 empresas foram atendidas através de uma assessoria que prepara as instalações para o apropriado recebimento de pessoas com necessidades especiais.

Serviço:
Curso Aprenda a Clicar para Deficientes Visuais
Inscrições na secretaria do Sesi-SP Mauá
Avenida Presidente Castelo Branco, 237 – Bairro Jardim Zaira
Turmas aos sábados em dois horários: das 9h às 12h e das 12h15 às 15h15.
(11) 4542-8951/ 8955
sumaua@sesisp.org.br