Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

SENAI-SP celebra avanços em inovação no 7º Fórum Brasil de Investimentos

31/10/2024 - atualizado às 16:28 em 31/10/2024

Menção da ApexBrasil ao Centro de Bioenergia reforça protagonismo do SENAI-SP e de parceiros no avanço de tecnologias sustentáveis no BIF 2024 

O SENAI-SP participou do 7º Fórum Brasil de Investimentos (BIF 2024), realizado no dia 28 de outubro em São Paulo, que reuniu líderes empresariais e governamentais para promover oportunidades de investimento estrangeiro no Brasil. Com a economia verde como tema central, o evento foi organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o governo federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Durante a cerimônia de Anúncios de Investimentos e Parcerias, que ressaltou anúncios de investimentos produtivos de mais de R$ 54 bilhões, o novo centro de bioenergia em Piracicaba – uma iniciativa conjunta entre Raízen, Shell e SENAI-SP – foi reconhecido entre os projetos brasileiros apoiados pela ApexBrasil. Anunciado no início de outubro, o centro receberá um investimento inicial de R$ 120 milhões e terá como missão desenvolver tecnologias de descarbonização a partir da cana-de-açúcar. Nos primeiros cinco anos, o foco estará na criação de soluções para aumentar a eficiência e sustentabilidade na produção do Etanol de Segunda Geração (E2G). 

Para celebrar esse reconhecimento, o gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP, Daniel da Silva Motta, subiu ao palco ao lado do diretor de Inovação da Raízen, Mateus Lopes, e do gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell, Alexandre Breda, reforçando o compromisso da parceria com a inovação sustentável no setor sucroenergético. 

O evento contou com a presença de nomes de destaque, como Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; Aloizio Mercadante, presidente do BNDES; Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil; Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento; e Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. 

Em seu discurso, Alckmin destacou a importância de atrair investimentos externos para promover o crescimento sustentável do país e citou a Nova Indústria Brasil, com missões voltadas para agricultura, saúde, infraestrutura, transição digital, transição ecológica e indústria aeronáutica. Ele também ressaltou a Lei do Combustível do Futuro, que reforça o Brasil como líder em etanol de segunda geração e impulsiona a descarbonização, trazendo previsibilidade para atrair novos investimentos ao setor. 

O fórum destacou a evolução do Brasil no cenário global de investimentos estrangeiros, reforçando seu potencial como polo de inovação atrativo para investidores. Além disso, abordou temas como nova industrialização e transição energética, evidenciando as oportunidades que o país oferece para o desenvolvimento de um futuro mais sustentável e inovador.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.