SENAI-SP capacita consultores na realização de Inventários de Gases de Efeito Estufa

29/05/2023 - atualizado às 09:50 em 30/05/2023

Ferramenta de diagnóstico das emissões de gases do efeito estufa, o inventário é o primeiro passo para que empresas possam desenvolver, gerenciar e atender suas metas de redução

 

A descarbonização é um tema muito relevante para que a indústria se adeque a demandas atuais e futuras quanto à sustentabilidade. Pensando nisso, o SENAI-SP capacitou vinte especialistas que atuam com eficiência energética para a realização de Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), utilizando um método que se tornou um padrão global para o cálculo das emissões – o GHG Protocol.

O inventário é uma ferramenta de diagnóstico das emissões de gases do efeito estufa de organizações dos mais diversos setores. Conhecer o próprio perfil de emissões é o primeiro passo para que empresas possam desenvolver, gerenciar e atender as metas de redução de emissões, visando uma economia de baixo carbono.

O treinamento ocorreu dos dias 19 de abril a 5 de maio, na Escola SENAI Dr. Celso Charuri, no Bom Retiro, e na Escola SENAI Carlos Pasquale, no Cambuci. A capacitação foi composta por quatro cursos:

Integração SENAI-SP: com o objetivo de desenvolver competências relativas à consultoria nas empresas industriais, seguindo as premissas tecnológicas e educacionais do SENAI-SP.

Fundamentos da Economia de Baixo Carbono: com o objetivo de desenvolver competências relativas à contextualização da emergência de boas práticas empresariais na agenda de mudanças climáticas, por meio do reconhecimento da economia de baixo carbono e considerando desafios e oportunidades em torno de aspectos sociais, econômicos e políticos.

Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa - Método GHG Protocol: com o objetivo de desenvolver competências relativas à contabilização e quantificação das emissões de gases de efeito estufa que ocorrem no ambiente organizacional, a partir da aplicação do método GHG Protocol.

Prática em Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa: com foco no desenvolvimento da prática de atividades essenciais para a elaboração de um inventário de gases de efeito estufa no ambiente organizacional, que compreende a coleta de dados, seleção de informações, contabilização aderente ao método GHG Protocol e quantificação a partir da ferramenta de cálculo do programa, adaptado ao cenário brasileiro.