SENAI-SP bate recorde e conquista 7 premiações em Festival SESI de Robótica 2023

29/03/2023 - atualizado às 16:44 em 29/03/2023

Realizado em Brasília, o evento contou com a participação de mais de 1,5 mil estudantes de 9 a 18 anos de todo Brasil

Depois de quatro dias de intensas competições, terminou neste sábado, 18 de março, o 5º Festival SESI de Robótica, que aconteceu no Estádio Mané Garrincha em Brasília (DF). O evento é uma realização anual do Departamento Nacional do SESI e, nesta edição, contou com mais de 1,5 mil estudantes, de 9 a 18 anos. O SENAI-SP esteve presente e bateu recorde no festival levando 7 prêmios.

Na modalidade estreante no Festival Sesi de Robótica, a FIRST Robotics Competition (FRC), a equipe Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP) foi a campeã do FIRST Impact Award. O prêmio de maior prestígio da FIRST homenageia a equipe que melhor representa um exemplo para outras equipes e melhor incorpora a missão da FIRST.

Equipe Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP), foi a campeã do FIRST Impact Award. Fotos: Ayrton Vignola/Fiesp

A partir deste ano, o SESI passou a ser o operador oficial da FIRST Robotics Competition (FRC) no Brasil, categoria em que estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de tamanho industrial (até 54 kg e 1,5 metro de altura) para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças, que, em sua maioria, são doadas por indústrias de diversos segmentos. Ao mesmo tempo, os competidores criam uma identidade de equipe, arrecadam fundos, aprimoram as habilidades de trabalho em equipe e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) dentro da comunidade local. A temática deste ano foi batizada de “Charged Up”. Nela, os estudantes são desafiados a usar o poder da engenharia para garantir acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.

O SENAI-SP e SESI-SP foram também Campeões da Aliança, com as equipes Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP) que se aliaram a Under Control, do Colégio Marista Pio XII (RS); e Agrobot, do SENAI Rondonópolis (MT), garantindo assim sua vaga no festival mundial em Houston nos Estados Unidos.

As equipes do SENAI-SP e SESI-SP conquistaram também o prêmio Regional Enginieering Inspiration para a equipe Mega Harpy de Indaiatuba (SP), outra modalidade que garante a participação no mundial; o Autonomous Award para a Stardust de Limeira (SP); o Creativity Award para a Octopus de Bauru (SP); e Excellence in Enginieering para a Robonaticos de Ipiranga (SP).

Daniele Ortiz Hoffmann Bonicio, Analista Técnica Educacional do SESI-SP, ganhou o prêmio de melhor técnico, o Woodie Flowers, por treinar e inspirar jovens utilizando habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). A mentora orienta a equipe SESI SENAI Octopus 7567 de Bauru-SP.  

Confira todos os prêmios do SENAI-SP:      

FIRST Robotics Competition (FRC)

  • Impact Inspiration-  Equipe Megazord Sesi Senai Jundiaí 
  • Campeão da Aliança - Equipe MegazordSesi Senai Jundiaí
  • Regional Enginieering Inspiration– Equipe Mega Harpy Sesi Senai Indaiatuba
  • Autonomous Award– Equipe Stardust Sesi Senai Limeira  
  • Creativity Award– Equipe Octopus Sesi Senai Bauru
  • Excellence in Enginieering– Equipe Robonaticos Sesi Ipiranga Senai Brás
  • Woodie Flowers- mentora Daniele Ortiz, Equipe Octopus Sesi Senai Bauru