Senai-SP abre inscrições para dez cursos superiores de tecnologia

25/03/2015 - atualizado às 16:25 em 06/04/2022

Agência Indusnet Fiesp

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) vai abrir inscrições para dez cursos superiores de tecnologia em 12 faculdades da instituição entre os dias 1º de bril a 20 de maio. 

Os cursos oferecidos são: Tecnologia em Produção Gráfica,Tecnologia em Mecatrônica IndustrialTecnologia em Produção de VestuárioTecnologia em Automação IndustrialTecnologia em Fabricação Mecânica, Tecnologia em Eletrônica Industrial, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Mecânica de Precisão, Tecnologia em Sistemas Automotivos e Tecnologia em Manutenção Industrial.

As unidades nas quais as faculdades funcionam estão instaladas nos municípios de Campinas, Taubaté, São Caetano do Sul, Sorocaba e São Paulo (Mooca, Vila Leopoldina, Vila Mariana, Barra Funda, Santo Amaro, Ipiranga e Brás).

Os candidatos aprovados que comprovarem renda familiar per capita de até três salários mínimos poderão se beneficiar de um modelo inédito de financiamento estudantil. Para usufruir do benefício, os estudantes apenas se comprometem, sem a assinatura de nenhum instrumento jurídico, a pagar, após seis meses de formados, o equivalente à mensalidade em vigor, no mês que iniciará o ressarcimento. O objetivo da entidade é criar condições para que os jovens já encaminhados profissionalmente subsidiem novos alunos.

Além do financiamento, os alunos poderão solicitar bolsas de estudo por índice econômico familiar, monitoria ou iniciação científica, e para empregado em empresa contribuinte do Senai-SP, que permitem descontos de até 48% nas mensalidades. As inscrições podem ser feitas via internet, no endereço http:// www.sp.senai.br/faculdades, ou na faculdade onde será oferecido o curso pretendido.

A oferta dos cursos está diretamente vinculada ao perfil das empresas, que cada vez mais adotam estratégias visando à competitividade. O grande diferencial do SENAI-SP para se manter sintonizado com essa realidade é a criação de comitês técnicos setoriais, com especialistas da indústria, dos sindicatos, das universidades e dos tecnólogos, para a elaboração do currículo.

 Segundo o Censo da Educação Superior de 2013, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil tem 7,3 milhões de estudantes na educação superior. Desse total, 13,6% estão matriculados em cursos de graduação tecnológica. Nos últimos dez anos, o número de matrículas nessa modalidade saltou de 115 mil para quase um milhão, o que representa crescimento médio anual de 24,1%. O censo também apurou que existem 5.969 cursos de tecnologia no Brasil, sendo 1.117 em instituições públicas e 4.852 em instituições privadas. Em 2012, o total de 189.035 estudantes concluíram estes cursos no país.

 Serviço:

Cursos superiores de tecnologia do SENAI-SP 

Inscrições:

  • Período – de 1º de abril a 20 de maio.
  • Local - na unidade que oferece o curso pretendido ou pela Internet.
  • Taxa - R$ 57,00. O pagamento deve ser efetuado na rede bancária.
  • De 28 de maio até 14 de junho, o candidato que completou seu processo de inscrição deverá acessar a página eletrônica http://www.sp.senai.br/faculdades, clicar em “Acompanhamento do Processo Seletivo”, preencher os campos: CPF, senha e tipo de Curso (Cursos Superiores de Tecnologia – 2º sem.15) e imprimir sua Guia de Inscrição, que conterá, entre outras informações, a data, o horário e o local de realização da prova.

 

 Prova:

  • Data e horário: 14 de junho (domingo), das 13 às 18 horas.
  • A prova é composta por uma redação e 70 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do ensino médio, das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

 

Resultados:

  • O gabarito da prova estará disponível no site do SENAI-SP (www.sp.senai.br/faculdades) a partir das 14 horas do dia 15 de junho.
  • A lista de aprovados será divulgada no dia 1º de julho, a partir das 9 horas, nas respectivas unidades e no site da instituição.

 

Matrícula:

  • Data: de 1º a 3 de julho de 2015, candidatos classificados; de 6 e 7 de julho, suplentes em primeira chamada; 8 de julho, suplentes em segunda chamada. O candidato deverá contatar a secretaria da faculdade onde será oferecido o curso para saber os horários para a matrícula e chamada de suplentes.

 

Informações:

(11) 3528-2000