SENAI-SP aborda uso de dados na educação em congresso de gestão educacional
01/04/2025 - atualizado às 15:18 em 02/04/2025
O congresso de gestão educacional, GEduc, reuniu profissionais da área para troca de experiências em três dias de imersão, de 26 a 28 de março. “Conexão Indústria e Educação: a importância do uso de dados na formação assertiva de profissionais para a indústria” foi o tema apresentado por Cassia Cruz, gerente de Educação do SENAI-SP, no dia 28 de março, durante a 23ª edição do evento.
O uso de dados na formação profissional para a indústria envolve uma série de iniciativas relacionadas com a capacidade de personalizar o ensino, otimizar o aprendizado e antecipar as competências técnicas e habilidades que serão exigidas pelas empresas, especialmente com o avanço de tecnologias emergentes e a transformação digital.
“Nossa Engenharia Educacional realiza a coleta de dados econômicos e tecnológicos reunindo fontes de informação vindas do mercado de trabalho, perfis profissionais internacionais e vagas de emprego anunciadas online. A análise desses dados contribui para levantar as necessidades de perfis profissionais com recortes da indústria, setor e região, e mostra a rotatividade, as movimentações e a criação de novas vagas, sinalizando tipos de perfis profissionais mais requisitados e mapeando conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas pelo mercado”, explica Cassia Cruz.
Personalização educacional
Com relação à formação de profissionais alinhada às necessidades específicas da Indústria 4.0, a análise de dados e a crescente adoção de tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e automação contribuem para ajustar e personalizar a metodologia, assim como a grade curricular dos cursos. O objetivo dessa formação mais dinâmica e responsiva é atender a qualidade e a eficiência, que envolvem as habilidades práticas mais relevantes para as futuras carreiras, frente aos novos desafios tecnológicos e operacionais.
O uso de dados também facilita a coleta e análise de feedbacks sobre o desempenho dos alunos e as necessidades da indústria, o que promove uma melhoria contínua na educação.
Essa estratégia contribui na preparação dos profissionais, com um foco maior na personalização do aprendizado, antecipação das necessidades do mercado e no desenvolvimento de competências para uma indústria cada vez mais digitalizada e inovadora.
Soluções pedagógicas
Quando se trata da antecipação das necessidades da indústria, o SENAI-SP faz uso de uma ferramenta da própria instituição. “O Mapa do Emprego Industrial que configura as movimentações do mercado de trabalho e auxilia os gestores das unidades da instituição a tomarem decisões quanto ao planejamento, à oferta assertiva e georreferenciada. Neste Mapa, os indicadores apontam para novas oportunidades na oferta de serviços educacionais, mais alinhados com as necessidades atuais e futuras das indústrias locais, o que facilita o desenvolvimento de soluções pedagógicas mais assertivas”, revela a gerente de educação do SENAI-SP, Cassia Cruz.
O SENAI-SP também participou da GEduc com um stand, em que apresentou as soluções educacionais e tecnológicas da instituição. Confira alguns registros.