SENAI RECEBE HOMENAGEM PELOS 80 ANOS EM EVENTO NA ALESP

13/04/2022 - atualizado às 16:05 em 28/04/2022

Em sessão solene, SENAI-SP recebe o Colar de Honra ao Mérito, a maior condecoração oferecida pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo

 

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) foi homenageado em sessão solene pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp) nesta segunda-feira, 28, pelos 80 anos da instituição. O evento resultou na entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo para a instituição. 

Trata-se da maior condecoração oferecida pela Alesp, entregue para entidades e pessoas que se destacam no desenvolvimento social, cultural e econômico do estado. Na ocasião, Milton Gava, funcionário mais antigo do SENAI-SP e atual assessor da Diretoria Regional, recebeu o Colar de Honra. 

“É uma alegria muito grande poder representar mais de seis mil e quinhentos funcionários do SENAI que merecem essa homenagem pelos 80 anos”, ressalta Gava. O assessor completará 53 anos de SENAI em julho de 2022. “Comecei como aluno, passei uma boa parte da minha vida dando aula como instrutor na área de mecânica, depois ocupei postos como agente de treinamento, coordenador técnico, fui diretor em seis escolas, até chegar a assessor do Diretor Regional. É uma história de vida”. 

Participaram do evento a diretoria eleita FIESP e CIESP, Presidente e Delegados de Sindicatos, Conselho Regional do SENAI e Diretores e Gerentes do SENAI. Entre os convidados, também estiveram parlamentares, empresários, educadores e alunos. 

80 anos de SENAI 

O SENAI foi fundado em 1942 e completou 80 anos no dia 22 de janeiro de 2022. “São 80 anos de uma instituição que vem fazendo um serviço de altíssimo nível, que não se desvia dos seus objetivos e mantém tradição e modernidade”, diz o Deputado Prof. Walter Vicioni. 

Ao falar sobre sua trajetória, o Deputado se diz um “senaiano”, já que trabalhou por quase 50 anos no SENAI-SP. “Comecei em Campinas como professor de aulas gerais e cheguei a Diretor Regional do SENAI no estado de São Paulo, em uma entidade que dá identidade profissional e social às pessoas, que valoriza o desenvolvimento por meio do trabalho. Essa é uma justa homenagem e todos reconhecem isso”. 

Durante a solenidade, o Diretor Regional do SENAI-SP, Prof. Ricardo Terra, fez um pronunciamento sobre o histórico da instituição, desde a sua fundação pelo educador Roberto Mange até os avanços conquistados pelo SENAI ao longo dos últimos anos. “Na medida em que a indústria se modernizava, definimos foco nas tecnologias portadoras de futuro com janelas de oportunidade para a indústria brasileira, além de estratégias de estabelecimento de plataformas tecnológicas do SENAI voltadas à inovação”, completa. 

Ensino de qualidade para todos 

Em suas palavras de agradecimento pela solenidade, o presidente da FIESP e do SENAI, Josué Gomes da Silva, ressaltou a importância da indústria de transformação, que, segundo ele, é portadora do futuro por ser a que mais inova e tem o maior multiplicador econômico dentre todas as atividades no país, hoje chegando a 2,15.  

Ele também afirmou que, ao assumir a presidência da FIESP, do SESI e do SENAI definiu como meta, com o apoio das entidades, melhorar a qualidade de toda a educação pública em São Paulo. “Queremos uma parceria que estenda a todos os 6 milhões de alunos do estado de São Paulo das escolas públicas uma educação de qualidade, que garanta empregabilidade e condições de trabalho a todos os que saem dali formados”, diz Josué Gomes da Silva.  

Ele acredita que, com este apoio das entidades, será possível, no prazo de até dez anos, fazer com que os indicadores de qualidade do ensino público paulista sejam superiores aos do Chile, que hoje tem os melhores indicadores da América Latina. “Nossas organizações podem ajudar com didática, laboratórios, valorizando o itinerário técnico profissionalizante e vocacional. O SENAI tem amplas condições de ajudar as escolas estaduais a darem a seus alunos a capacidade de formação no ensino técnico profissionalizante”, finaliza. 

Assista à sessão solene na íntegra através do canal da Alesp